Vice-prefeito de Santa Vitória presta esclarecimentos à PF sobre fraudes no seguro defeso – Portal Pesca Amadora Esportiva Vice-prefeito de Santa Vitória presta esclarecimentos à PF sobre fraudes no seguro defeso | Vice-prefeito de Santa Vitória presta esclarecimentos à PF sobre fraudes no seguro defeso – Portal Pesca Amadora Esportiva

Vice-prefeito de Santa Vitória presta esclarecimentos à PF sobre fraudes no seguro defeso

Cerca de 600 pescadores estariam recebendo recurso ilegalmente (Foto: Reprodução / TV Integração)O vice-prefeito de Santa Vitória, Wellinton Ferreira, prestou esclarecimentos a Polícia Federal nesta segunda-feira (25). Ele é suspeito de envolvimento em fraude do pagamento do Seguro Defeso. O seguro deve ser pago ao pescador que exerce a atividade de forma artesanal, individualmente ou em regime de economia familiar, no período de proibição da pesca para determinadas espécies. Nesta manhã, em operação conjunta feita pela Polícia Federal (PF) e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), foram cumpridos 36 mandados de prisão e quatro de busca e apreensão, relacionados ao caso, em três cidades do interior de Minas Gerais – Uberlândia, Ituiutaba e Santa Vitória – além de São Simão (GO).

Cerca de 600 pessoas foram investigadas por receberem o benefício sem estar enquadradas nos critérios estabelecidos pelo Ministério da Pesca e Aquicultura, ou seja, não são pescadores que têm a pesca a fonte de renda. Representantes do Ministério do Trabalho informaram, durante coletiva de imprensa, que 900 mil pessoas recebem o Seguro Defeso no país, um gasto de R$ 2 bilhões. No Ministério da Pesca estão registrados um milhão de pescadores artesanais em todo país e o prejuízo aos cofres públicos chega a R$ 108 mil só neste ano.

Weliton Ferreira já foi presidente da Colônia dos Pescadores de Chaveslândia, por quase dez anos, e negou qualquer participação. Além do vice-prefeito, 17 pescadores foram ouvidos por 18 agentes por quase cinco horas na sede da Polícia Militar em Chaveslândia

O atual presidente da Colônia de Pescadores, Kelvim Almeida, disse que tem recebido nos últimos anos denúncias de pescadores que estariam recebendo o benefício de forma irregular e que já procurou o Ministério da Pesca.

As investigações começaram há quatro meses. O prefeito de Santa Vitória, Genésio Franco, disse que prefere esperar as investigações para tomar alguma decisão.

O delegado da PF em Uberlândia, Carlos Henrique Cotta D’Ângelo, disse que “boa parte dos benefícios foi concedido por meio de ação de agentes políticos com fins eleitorais”, ressaltou.

http://g1.globo.com

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato