Ambientalistas apontam presença de metais pesados no rio Emboguaçu – Portal Pesca Amadora Esportiva Ambientalistas apontam presença de metais pesados no rio Emboguaçu | Ambientalistas apontam presença de metais pesados no rio Emboguaçu – Portal Pesca Amadora Esportiva

Ambientalistas apontam presença de metais pesados no rio Emboguaçu

Especialista analisa esgoto que desagua no rio emboguacu no PRA Federação Paranaense de Entidades Ambientalistas (Fepam) informa que encontrou diversos metais pesados nas amostras retiradas do rio Emboguaçu, onde houve derramamento de líquidos durante o incêndio do armazém da APMT/Brasmar, em Paranaguá.
A constatação faz parte das análises prévias do Relatório Ambiental Simplificado o primeiro laudo desenvolvido pelo Departamento Técnico e Ambiental da federação. “As questões são graves”, se limitou a afirmar a entidade

Um primeiro laudo será divulgado nesta sexta-feira (31) e um segundo na segunda-feira (3). O laudo completo ficará pronto no dia 14. Nesta terça-feira (28), a Prefeitura de Paranaguá começou a fazer o cadastramento dos pescadores que foram atingidos com o acidente.

Para pescadores da Vila do Povo e Vila Primavera, o cadastro será feito na Escola Municipal Iná Xavier Zacarias até quarta-feira (29), das 14h às 18h. Os pescadores devem estar munidos da carteira de pesca e comprovante de residência atualizados no ato do cadastro.

O prefeito Edison de Oliveira Kersten criou uma comissão para fiscalizar os trabalhos que serão realizados desde a publicação do decreto que proíbe a pesca na região.

Os perigos dos metais pesados
Quimicamente, os metais pesados são definidos como um grupo de elementos situados entre o cobre e o chumbo na tabela periódica tendo pesos atômicos entre 63,546 e 200,590 e densidade superior a 4,0 g/cm3.

As principais propriedades destes elementos são os elevados níveis de reatividade e bioacumulação. Além de serem capazes de desencadear diversas reações químicas, não metabolizáveis (organismos vivos não podem degradá-los), o que faz com que permaneçam em caráter cumulativo ao longo da cadeia alimentar.

Em contato com o organismo, esses metais acabam atraindo para si dois elementos essenciais do corpo: proteínas e enzimas. Eventualmente eles se unem a algumas delas, impedindo que funcionem, o que pode levar até à morte. Os metais pesados também se ligam às paredes celulares, dificultando o transporte de nutrientes

Quando lançados como resíduos industriais, na água, no solo ou no ar, esses elementos podem ser absorvidos pelos vegetais e animais das proximidades, provocando graves intoxicações ao longo da cadeia alimentar.

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato