Japão deverá contestar nova lei de pesca no Mar do Sul da China – Portal Pesca Amadora Esportiva Japão deverá contestar nova lei de pesca no Mar do Sul da China | Japão deverá contestar nova lei de pesca no Mar do Sul da China – Portal Pesca Amadora Esportiva

Japão deverá contestar nova lei de pesca no Mar do Sul da China

Japão contesta nova lei de pesca no mar do sul da China (Foto Divulgação: Arquivo)Para Tóquio, a medida, que entrou em vigor a 01 de janeiro e foi aprovada na província de Hainão, procura modificar o equilíbrio regional.

As Filipinas, Taiwan e o Vietname consideram que a lei reforça as reivindicações de soberania da China sobre arquipélagos disputados com outros países.

A contestação por parte do Japão foi revelada pela agência Kyodo que cita fontes governamentais e está baseada na convicção de que a norma modifica de maneira unilateral o ‘status quo’ naquela zona da Ásia.

As autoridades chinesas reclamam a soberania da maior parte dos ilhotes em disputa no Mar do Sul da China, mantendo diferendos territoriais com o Brunei, Filipinas, Taiwan e Vietname que defendem estarem esses territórios nas suas águas.

O Japão pretende criar pressão internacional contra a lei chinesa devido à crescente pujança da China na Ásia Oriental.

Entre Tóquio e Pequim, o grande diferendo está centrado nas ilhas Diaoyu, para a China, ou Senkaku, para o Japão, um pequeno arquipélago controlado pelos japoneses e que é alvo de disputa entre os dois países com os especialistas a considerarem que possui importantes reservas de petróleo e gás natural, essencial ao desenvolvimento de ambos os países.

Em 23 de novembro, Pequim criou a nova zona de Defesa e Identificação Aérea numa zona de mar que inclui as ilhas disputadas com o Japão, o que fez subir, novamente, as tensões regionais.

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato