Mais de 14 toneladas de peixes morrem em lagoa na Serra-ES – Portal Pesca Amadora Esportiva Mais de 14 toneladas de peixes morrem em lagoa na Serra-ES | Mais de 14 toneladas de peixes morrem em lagoa na Serra-ES – Portal Pesca Amadora Esportiva

Mais de 14 toneladas de peixes morrem em lagoa na Serra-ES

Peixes foram recolhidos da lagoa Juara, na Serra. (Foto: Reprodução/TV Gazeta)Mais de 14 toneladas de tilápias foram encontradas mortas nesta quarta-feira (8), em tanques da Lagoa do Juara, em Jacaraípe, na Serra, região da Grande Vitória. Segundo o presidente da Associação de Pescadores da lagoa, Cedimar Dias de Oliveira, o que provocou a morte dos peixes foi a falta de oxigênio, ocasionada pelas fortes chuvas que atingiram o estado em dezembro.

Durante toda a tarde, pescadores e coletores da prefeitura trabalharam na retirada dos peixes, que foram transferidos para um aterro sanitário da região. Cedimar de Oliveira contou que parte da vegetação afetada pelas chuvas alterou o ecossistema da lagoa. “Devido às fortes chuvas, parte da vegetação morreu, fermentou e produziu o gás metano, o que tirou o oxigênio dos peixes. Não pudemos fazer nada”, explicou.

Ele ainda informou que os peixes começaram a morrer nesta terça-feira (7), restando apenas 20% de toda a criação. Ele contou que é a segunda vez que isso acontece. “Em 2008, também devido às fortes chuvas, nossa criação foi prejudicada. Sobrou cerca de 50%, mas dessa vez foi pior”, disse o presidente.

Ainda de acordo com o presidente, as mortes representam um prejuízo de mais de 700 mil reais para 33 famílias. “As famílias trabalham diretamente na associação e cerca de 700 pessoas dependem do projeto. Agora nós vamos reunir nossas forças para recomeçar. Ainda não sei como vamos nos manter, mas creio que pessoas de bom coração possam nos ajudar”. De acordo com Cedimar Dias, a previsão é que em um ano, a situação volte ao normal.

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato