Últimas Notícias

Mais de 14 toneladas de peixes morrem em lagoa na Serra-ES

Peixes foram recolhidos da lagoa Juara, na Serra. (Foto: Reprodução/TV Gazeta)Mais de 14 toneladas de tilápias foram encontradas mortas nesta quarta-feira (8), em tanques da Lagoa do Juara, em Jacaraípe, na Serra, região da Grande Vitória. Segundo o presidente da Associação de Pescadores da lagoa, Cedimar Dias de Oliveira, o que provocou a morte dos peixes foi a falta de oxigênio, ocasionada pelas fortes chuvas que atingiram o estado em dezembro.

Durante toda a tarde, pescadores e coletores da prefeitura trabalharam na retirada dos peixes, que foram transferidos para um aterro sanit√°rio da regi√£o. Cedimar de Oliveira contou que parte da vegeta√ß√£o afetada pelas chuvas alterou o ecossistema da lagoa. “Devido √†s fortes chuvas, parte da vegeta√ß√£o morreu, fermentou e produziu o g√°s metano, o que tirou o oxig√™nio dos peixes. N√£o pudemos fazer nada‚ÄĚ, explicou.

Ele ainda informou que os peixes come√ßaram a morrer nesta ter√ßa-feira (7), restando apenas 20% de toda a cria√ß√£o. Ele contou que √© a segunda vez que isso acontece. ‚ÄúEm 2008, tamb√©m devido √†s fortes chuvas, nossa cria√ß√£o foi prejudicada. Sobrou cerca de 50%, mas dessa vez foi pior‚ÄĚ, disse o presidente.

Ainda de acordo com o presidente, as mortes representam um preju√≠zo de mais de 700 mil reais para 33 fam√≠lias. ‚ÄúAs fam√≠lias trabalham diretamente na associa√ß√£o e cerca de 700 pessoas dependem do projeto. Agora n√≥s vamos reunir nossas for√ßas para recome√ßar. Ainda n√£o sei como vamos nos manter, mas creio que pessoas de bom cora√ß√£o possam nos ajudar‚ÄĚ. De acordo com Cedimar Dias, a previs√£o √© que em um ano, a situa√ß√£o volte ao normal.


Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato