Últimas Notícias

Policia ambiental fiscaliza balneários do Rio Jacuí no RS

Policia Ambiental recolhe rede de pesca durante fiscalizacao  (Foto Divulga√ß√£o: Patram-RS) O Comando Ambiental da Brigada Militar realizou no √ļltimo fim de semana, fiscaliza√ß√£o ambiental nas √°guas internas no Munic√≠pio de Rio Pardo, nos Balne√°rios de Porto Lambari, Porto das Mesas, Porto Ferreira, Praia dos Ingazeiros, Santa Vit√≥ria e Barragem de Don Marco, no Rio Jacu√≠. A finalidade da fiscaliza√ß√£o foi o atendimento de den√ļncias realizadas por veranistas e moradores dos balne√°rios dando informa√ß√Ķes sobre a grande incid√™ncia de pesca predat√≥ria neste per√≠odo de piracema.

Tr√™s embarca√ß√Ķes da PATRAM percorreram cerca de 100 Km do Rio Jacu√≠ localizando petrechos de pesca, apreendendo mais de 2 mil metros de redes e espinh√©is, que povoavam ilegalmente e impactavam o recurso h√≠drico, tendo sido encontrados capturadas nas redes v√°rias esp√©cies de peixes, dentre as quais piavas, tra√≠ras, car√°s, cascudos, pintados, jundi√°s, lambaris e grumat√£s. Dos esp√©cimes vivos encontrados foi feito a soltura para repovoamento do esp√©cime e os mortos foram lan√ßados novamente no ambiente aqu√°tico.

Foram localizadas redes de pesca do tipo ‚Äúfeiticeira‚ÄĚ cujo poder de captura √© bastante impactante, pois propicia o enlace de diversas esp√©cies e de variados tamanhos, devido √† pluralidade de suas malhas. Tal petrecho de pesca √© considerado a rede com maior poder predat√≥rio encontrado nos rios da regi√£o.

Redes de pesca apreendidos pela policia ambiental durante a fiscalizacao (Foto Divulgação: Patram-RS)Neste período do ano vivemos a piracema, época de reprodução dos peixes, motivo pelo qual há proteção das espécies sendo proibida a pesca com petrechos do tipo rede, espinhéis, tarrafas, covos e outros, pois permitem a captura em massa.

O Comando Ambiental orienta que no per√≠odo da piracema s√≥ pode haver pesca livre, na Bacia do Rio Jacu√≠, com linha de m√£o e cani√ßo, para molinetes e carretilhas deve ser feito a licen√ßa para pesca amadora, devendo ser observado o tamanho m√≠nimo para cada esp√©cie, e nos casos de pescadores profissionais necess√°rio √© o registro de pesca, bem como h√° necessidade de habilita√ß√£o, para a condu√ß√£o de embarca√ß√Ķes com motor.

Afirma o Coronel √āngelo Silva ‚Äď Comandante do Comando Ambiental da Brigada Militar que Comandou a Opera√ß√£o, que a rede de pesca s√≥ pode ser usada pelo profissional de pesca, e nos per√≠odos autorizados, sendo vedada a utiliza√ß√£o por veranistas e popula√ß√£o em geral.

A Brigada Militar solicita que sejam denunciados os casos de pesca ilegal, assim como quaisquer outros crimes ambientais que afetem o meio ambiente. O contato para den√ļncia pode ser feito atrav√©s do telefone 190 em qualquer munic√≠pio do Estado.


Estimulamos o debate suadável. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato