Toninhas são encontradas mortas em praia do RS com sinais de rede de pesca – Portal Pesca Amadora Esportiva Toninhas são encontradas mortas em praia do RS com sinais de rede de pesca | Toninhas são encontradas mortas em praia do RS com sinais de rede de pesca – Portal Pesca Amadora Esportiva

Toninhas são encontradas mortas em praia do RS com sinais de rede de pesca

Toninhas foram encontradas por veranista durante a madrugada (Foto: Hélio Omar Cavalheiro / Arquivo Pessoal)Duas toninhas foram encontradas mortas no começo da manhã desta sexta-feira, nas areias do Balneário Pinhal, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul.

Ao caminhar na orla pouco antes do nascer do sol, o veranista Hélio Omar Cavalheiro avistou os animais já sem vida entre as guaritas 203 e 204. Segundo Hélio, as toninhas “golfinhos de pequeno porte” podem ter morrido e aparecido na praia pela madrugada.

 O veranista ainda relatou que os animais estavam machucados, com a pele cortada o que poderia indicar que as toninhas poderiam ter se prendido em uma rede de pesca, que é funcionário da UFRGS e tem casa no balneário.

Uma equipe da Brigada Militar chegou a ir ao local, mas acionou a prefeitura para fazer o recolhimento dos animais e enterrá-los em outro ponto da cidade.

Conforme o biólogo Maurício Tavares, do Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos da UFRGS (Ceclimar), as toninhas não chegam a dois metros de comprimento e ocupam águas costeiras de até 30 metros de profundidade no Brasil, Uruguai e Argentina. Ameaçada de extinção, a toninha dificilmente é vista em alto-mar.

 Quase todas as toninhas que encontramos na orla foram mortas por captura acidental de rede de pesca. Infelizmente é algo comum ao longo de todo litoral entre a primavera e o verão, explica o biólogo.

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato