Últimas Notícias

V√≠deo feito no fundo do mar mostra ‘abra√ßo mortal’ de uma lula em peixe

V√≠deo mostra a lula prendendo um peixe que √© o dobro de seu tamanho (Foto: Reprodu√ß√£o/YouTube/MBARI)Cientistas de uma institui√ß√£o dos Estados Unidos gravaram uma “batalha” entre uma pequena lula e um peixe que √© o dobro do seu tamanho em que, curiosamente, o molusco acabou vencedor.

As imagens foram feitas com a ajuda de uma c√Ęmera submarina controlada remotamente por t√©cnicos do Aqu√°rio da Ba√≠a de Monterey, na Calif√≥rnia. De acordo com o site “Livescience”, o confronto ocorreu a 450 metros de profundidade.

O vídeo, publicado este mês no YouTube, mostra o molusco com seus tentáculos segurando um exemplar da espécie Pseudobathylagus milleri.

Segundo a narração do vídeo, feita por Bruce Robinson, cientista do Instituto de Pesquisa do Aquário da Baía de Monterey, o invertebrado imobilizou o vertebrado em uma área marinha muito profunda e escura, longe dos olhos humanos.

No v√≠deo, o peixe tenta se desvencilhar das ‚Äúgarras‚ÄĚ da lula, que segue nadando em dire√ß√£o ao fundo do mar, agarrada √† presa. Os tent√°culos seguram com for√ßa a espinha dorsal do peixe, que tenta escapar sacudindo seu corpo, o que √© percept√≠vel na grava√ß√£o.

Assista o vídeo

O molusco o prendeu de uma maneira tão forte que não foi possível o peixe fugir e acabou virando alimento da lula.

De acordo com o professor José Eduardo Marian, do Departamento de Zoologia da Universidade de São Paulo (USP), lulas são predadores vorazes, que se alimentam principalmente de peixes e crustáceos. Quando localiza sua presa (no caso do vídeo, um peixe), este molusco utiliza um par de tentáculos dotados de ventosas para capturá-la.


Estimulamos o debate suadável. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato