43 kg de pescado são apreendidos durante blitz na TO-010 – Portal Pesca Amadora Esportiva 43 kg de pescado são apreendidos durante blitz na TO-010 | 43 kg de pescado são apreendidos durante blitz na TO-010 – Portal Pesca Amadora Esportiva

43 kg de pescado são apreendidos durante blitz na TO-010

Pescado apreendido durante blitz na TO-010, entre Miracema do Tocantins e Lajeado (Foto: Divulgação/Secom Palmas)Foram apreendidos 43 kg de pescado durante uma blitz realizada no km 7 da TO-010, entre Lajeado e Miracema do Tocantins. A operação da divisão ambiental da Guarda Metropolitana de Palmas (GMP), que contou com 13 agentes, começou às 17h de domingo (2) e se estendeu até as 2h desta segunda-feira (3).

Além do pescado, também foram apreendidos equipamentos de caça e pesca predatórios sendo cinco carretilhas, três caixas térmicas, nove varas de pesca, oito molinetes, quarenta iscas artificiais e duas caixas contendo assessórios de pesca.

Ao todo, a GMP autuou 13 pessoas sendo que duas delas transportavam carne de caça sem as devidas licenças dos órgãos ambientais. As outras 11 desreipeitaram o período a piracema, quando é proibida a pesca predatória.

Segundo as informações, o pescado apreendido “será doado à instituições públicas do município, creches e abrigos, em conformidade com a legislação vigente”. Já as carnes devem ser incineradas, porque são de origem selvagem, o que compromete a utilização para o consumo humano.

Piracema
O período da piracema segue até o próximo mês de fevereiro no Tocantins. Durante esse tempo fica proibido o exercício da pesca nos rios, lagos ou qualquer outro corpo hídrico no estado. A exceção é apenas para pesca esportiva [pesque e solte], a pesca de subsistência e a pesca amadora em reservatório e consumo no local.

Os pescadores que não respeitarem rigorosamente as restrições para a atividade podem responder por crime ambiental e serem multados. A multa varia de R$ 700 a R$ 100 mil e, apesar da proibição, na última piracema no estado foram aprendidos 35 mil materiais e equipamentos de pesca.

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato