Governo quer estimular pesca sustentável – Portal Pesca Amadora Esportiva Governo quer estimular pesca sustentável | Governo quer estimular pesca sustentável – Portal Pesca Amadora Esportiva

Governo quer estimular pesca sustentável

Pescado irregular sem cuidados de higiene (Foto: Arquivo Pesca Amadora)Está disponível a consulta pública do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), referente ao Projeto de Instrução Normativa que institui o Programa Nacional de Controle Higiênico Sanitário de Embarcações Pesqueiras e Infraestruturas de Desembarque – “Embarque Nessa”. O MPA receberá as contribuições nos próximos 45 (quarenta e cinco) dias, ou seja, 30 de março.

O “Embarque Nessa” tem o objetivo de estimular a sustentabilidade da atividade pesqueira mediante o estabelecimento de diretrizes higiênico-sanitárias mínimas, visando manter a qualidade do pescado destinado ao beneficiamento para fins de consumo humano.

Segundo o Secretário de Monitoramento e Controle do MPA, Américo Ribeiro Tunes, o programa tem grande importância social e econômica para o País: “A maior qualidade da matéria prima, além de beneficiar o consumidor, contribuirá para a diminuição do desperdício do pescado e a consequente maior oferta de produtos da pesca no mercado interno”, disse Tunes.

As medidas de controle do “Embarque Nessa” trarão resultados positivos para o setor produtivo primário da pesca extrativa. Um dos resultados esperados será a diminuição das perdas de matérias-primas após a captura.

O melhor aproveitamento da pescaria proporcionará mais renda para o pescador e será favorável também para os estabelecimentos processadores, que receberão o pescado em boas condições higiênico-sanitárias e de conservação.

As sugestões, tecnicamente fundamentadas, deverão ser encaminhadas à Coordenação Geral de Sanidade Pesqueira, no formulário específico, sob o título “Consulta Pública” no endereço eletrônico: sanidade@mpa.gov.br, ou via postal, para o endereço: Ministério da Pesca e Aquicultura – Coordenação Geral de Sanidade Pesqueira, Setor Bancário Sul, Quadra 2, Bloco J, Edifício Carlton Tower, 7º andar, CEP 70070-120 – Brasília – DF.

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato