IMA aponta que Lagoa Manguaba está altamente poluída no interior de Alagoas – Portal Pesca Amadora Esportiva IMA aponta que Lagoa Manguaba está altamente poluída no interior de Alagoas | IMA aponta que Lagoa Manguaba está altamente poluída no interior de Alagoas – Portal Pesca Amadora Esportiva

IMA aponta que Lagoa Manguaba está altamente poluída no interior de Alagoas

Lagoa Manguaba no interior de Alagoas esta altamente poluidaO Instituto do Meio Ambiente (IMA) constatou uma grande concentração de coliformes fecais na Lagoa Manguaba, no município do Pilar, interior de Alagoas, onde no ano passado muitos peixes morreram. E o relatório do IMA preocupa: a quantidade de esgoto é 16 vezes maior que o nível aceitável pelos técnicos. Quem tomar banho ou comer peixes da Lagoa pode sofrer sérios riscos.

O resultado da análise das amostras de água coletadas na Lagoa Manguaba saiu esta semana, e de acordo com o IMA na região do porto e na Foz do Rio Paraíba do Meio foram encontradas altas concentrações de coliformes fecais. Mais de 16 mil por 100 miligramas de água, 16 vezes mais do que o nível aceitável.

“Não encontramos nenhum tipo de metal pesado que pudesse causar uma intoxicação, mas encontramos esgoto na região” , diz Ricardo César, diretor técnico do IMA.

Em maio do ano passado, apareceu uma grande quantidade de tilápias mortas na Lagoa Manguaba, prejudicando a pesca na região. Na época, o Ministério da Pesca e da Aquicultura encomendou exames em laboratórios credenciados. A suspeita era de contaminação por bactérias, mas esta hipótese foi descartada e novas amostras de água foram coletadas pelo IMA.

“Quando aconteceu este fenômeno nós estávamos em um período de seca, a salinidade da Lagoa Manguaba tinha aumentado e por ser um peixe exótico e de água doce, ele foi buscar um local onde a salinidade era menor que fica bem na foz do rio onde há uma grande quantidade de esgorto”, explica Ricardo César.

O porto do mercado, local onde os pescadores se encontram para comercializar a pesca do dia é um dos locais mais poluídos. Todo o esgoto do Pilar deságua na Lagoa Manguaba. E a quantidade de lixo que que corre para a lagoa é impressionante.

Benedito Batista diz que a situação fica bem pior depois das 17h, quando até animais mortos descem para Lagoa. “Toda essa imundice desce pelo rio, desde a praça da Marreca até chegar aqui embaixo trazendo cachorro, galinha morta e muito mais”, diz o pescador.

Ele conta ainda que a água está tão poluída que a maioria dos pescadores desenvolveu doenças de pele. “É frieira, é coceira, é tudo quanto é tipo de coisa a gente pega aqui nessa água”, relata Benedito Batista.
O infectologista Fernando Maia alerta que quem tomar banho na Lagoa, consumir a água ou peixes mal cozidos pescados no local podem sofrer com diarreia.

O prefeito do Pilar, Carlos Alberto Canuto, diz que o início do projeto de saneamento básico do município depende da liberação de recursos bloqueados pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). “Temos que resolver esse problema e para isso vamos devolver o restante do recurso do projeto da gestão passada ao Tribunal e assim obtermos novos recursos através de novos projetos e com certeza iremos conseguir”, afirma o prefeito.

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato