Milhares de peixes são encontrados mortos próximo à usina no Tocantins – Portal Pesca Amadora Esportiva Milhares de peixes são encontrados mortos próximo à usina no Tocantins | Milhares de peixes são encontrados mortos próximo à usina no Tocantins – Portal Pesca Amadora Esportiva

Milhares de peixes são encontrados mortos próximo à usina no Tocantins

Milhares de peixes são encontrados mortos próximo à usina no TocantinsMilhares de peixes foram encontrados mortos, próximo à barragem da Usina Hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães em Lajeado, a 50 km de Palmas. O internauta Kennedy Lara flagrou a mortandade no domingo (16) e gravou um vídeo (veja ao lado). As imagens mostram que os peixes ficaram presos entre as pedras, após o fechamento das comportas da usina.

De acordo com pescadores, após 30 minutos que as comportas foram fechadas, o nível da água caiu cerca de 15 metros e essa mudança brusca na quantidade da água é o que provocou a mortandade de peixes.

O presidente da Colônia de Pescadores de Lajeado, Domingos Ferreira Lima, diz que todos os meses, toneladas de peixes morrem no local. “Na água mansa eles sobem e soltam a água, mas a água joga para o remanso e fica todo o peixe a boiar. Vaza demais, o bicho quer sair e não tem como sair, fica entre as pedras”, conta.

A Investco, empresa que administra a usina, é a responsável pela manutenção das comportas e pelo controle do nível da água. Segundo Lima, a abertura e o fechamento da barragem trazem prejuízos para o meio ambiente, para pescadores e ribeirinhos. “Acaba com o peixe todo de uma mesma vez”, diz ele, acrescentando que a mortandade dos animais acontece na piracema, período em que fica proibido o exercício da pesca nos rios, lagos ou qualquer outro corpo hídrico no estado.

Nesta terça-feira (18), os técnicos da Investco e do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) vão ao local para verificar o que está causando a morte dos peixes.

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato