Codevasf repovoa foz do Rio São Francisco com peixamentos em Alagoas – Portal Pesca Amadora Esportiva Codevasf repovoa foz do Rio São Francisco com peixamentos em Alagoas | Codevasf repovoa foz do Rio São Francisco com peixamentos em Alagoas – Portal Pesca Amadora Esportiva

Codevasf repovoa foz do Rio São Francisco com peixamentos em Alagoas

Comunidade participa das ações de peixamento que beneficiam vários municípios na Foz do São FranciscoMilhares de peixes de espécies nativas foram lançados pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), durante dois peixamentos, em trechos do rio São Francisco nos municípios alagoanos de Piaçabuçu, na região da foz, e Porto Real do Colégio.

A ação de repovoamento, que ocorreu durante as tradicionais festas de Bom Jesus dos Navegantes de Piaçabuçu e de Porto Real do Colégio, contou com a parceria das prefeituras municipais.Os dois peixamentos inseriram nas águas do “Velho Chico” peixes das espécies xira, piau, pacamã, matrinxã e cari, que foram produzidos no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Itiúba, unidade da Codevasf em Porto Real do Colégio que atua na revitalização do rio São Francisco.

No Baixo São Francisco, a pesca artesanal desempenha papel de destaque na sobrevivência de milhares de famílias. Os pescadores comemoram os peixamentos, a exemplo de Antônio Veiga de Piaçabuçu, que retira das águas do “Velho Chico” o pescado que sustenta a família. “Pesco desde os nove anos. Aprendi o ofício com meu avô. Esse peixamento traz de volta peixes que estavam desaparecendo como a xira e piau. Acompanho os peixamentos desde 2002.

Depois que a Codevasf passou a realizar os peixamentos, a gente sempre encontra xira. Antes dos peixamentos, a gente não encontrava esses peixes”, afirmou o pescador.O prefeito de Piaçabuçu, Dalmo Santana, também comemorou mais um peixamento realizado pela Codevasf em parceria com a prefeitura municipal.

“O peixamento realizado hoje assume uma importância muito grande devido à situação em que se encontra o rio São Francisco. A pesca hoje nessa região vem passando por dificuldades e o peixamento vem repovoar a região da foz, fortalecendo essa cultura e beneficiando diversas famílias que sobrevivem da atividade”, declarou.O pescador Antônio Veiga ainda fez um apelo para que os colegas respeitem o período de defeso dos peixes introduzidos no rio neste peixamento.

“Agora, o pescador deve ter consciência de não pegar o peixe pequenininho, como muitas vezes acontece. Deve-se deixar o peixe crescer e se reproduzir”, lembrou.Durante o peixamento em Piaçabuçu, o engenheiro de pesca da Codevasf Eduardo Motta representou o superintendente regional da companhia em Alagoas, Ivan Craveiro.

Já em Porto Real do Colégio, o superintendente regional foi representado pelo engenheiro agrônomo Aníbal Lobo, chefe da Assessoria Regional de Comunicação e Promoção Institucional da Codevasf em Alagoas. Também participaram dos peixamentos secretários municipais, parlamentares, técnicos da Codevasf e das prefeituras envolvidas.

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato