Estiagem prejudica desova de 20% dos peixes nos rios de SP, diz Cepta – Portal Pesca Amadora Esportiva Estiagem prejudica desova de 20% dos peixes nos rios de SP, diz Cepta | Estiagem prejudica desova de 20% dos peixes nos rios de SP, diz Cepta – Portal Pesca Amadora Esportiva

Estiagem prejudica desova de 20% dos peixes nos rios de SP, diz Cepta

Estiagem reduz desova em 20% nos rios de SP (Foto: Reprodução EPTV)A estiagem atípica do começo deste ano impediu que 20% dos peixes dos rios do Estado de São Paulo desovassem na piracema, segundo estimativa de pesquisadores do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Peixes Continentais (Cepta) de Pirassununga (SP). A consequência são menos peixes nos rios e um ecossistema prejudicado.

O movimento de pescadores na prainha de Pirassununga, que nesta época do ano é grande, caiu. O pescador Durval Francisco alugava 12 barcos por dia para os visitantes, mas, com pouco peixe no Rio Mogi Guaçu, poucos turistas aparecem. “O pessoal acaba não vindo pescar. Abril é um mês que pega muito peixe, muito bom para a pesca, mas esse mês não teve”, contou.

Reprodução prejudicada
Estiagem reduz desova em 20% nos rios de SP (Foto: Reprodução EPTV)Os pescadores estão desanimados e dizem que nunca passaram por isso antes. Por causa da seca que atinge a região desde janeiro, os peixes não conseguiram se reproduzir e se refugiaram nas partes mais fundas. No período da Piracema, quando os peixes se reproduzem, a pesca é proibida de novembro a março.

O Cepta explicou ainda que, com a seca, os peixes adultos foram pescados com mais facilidade logo depois do período de reprodução. “O problema foi agravado ainda mais, porque, além de não ter a desova, os peixes que nasceriam este ano demoram de dois a três anos para se tornarem adultos reprodutores. Isso não aconteceu e causou um grande prejuízo”, explicou o analista ambiental do Cepta/ Icmbio, Paulo Sérgio Ceccarelli.

Segundo o analista, outro agravante é que o período real de reprodução terminou só agora, quase 60 dias depois do fim da piracema. O problema no rio Mogi Guaçu é o mesmo de outros rios do Estado que têm os reflexos da seca.

Especialista fala sobre rios de SP (Foto: Reprodução EPTV)A perda de reprodutores prejudica todo o ecossistema. “Um organismo depende do outro. Para se ter um ideia, a extinção de uma espécie de peixe faz outras 10 espécies desaparecerem”, contou Ceccarelli.

A tendência é de menos chuva, o que preocupa ainda mais quem depende do rio, já que a situação pode piorar. “Isso vai levar, pelo menos de 3 a 4 anos para recuperar e isso se as condições dos próximos anos forem ideais, porque, se tiver mais uma catástrofe como essa, vai ficar muito difícil de recuperar esse rio.

Prorrogação da piracema
Seca afetou o nível e a desova nos rios de SP (Foto: Reprodução EPTV)Por causa da seca, o Cepta chegou a pedir no começo do ano a prorrogação da época da piracema para alguns rios como o Mogi Guaçu, mas a soliticação não foi atendida.

Segundo o coordenadordo Cepta, Antônio Fernando Bruni Lucas, a ideia da prorrogação era permitir que os peixes presos nos bolsões se reproduzissem e não sofressem a pressão da pesca.

A piracema é regulada por lei Federal e para a próxima época de desova, por enquanto, não há nenhuma previsão de um novo pedido, já que isso depende das condições dos rios.

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato