Terremoto na costa chilena de 8.2 – alerta de tsunami em efeitos para o Chile, Peru, Equador – Portal Pesca Amadora Esportiva Terremoto na costa chilena de 8.2 – alerta de tsunami em efeitos para o Chile, Peru, Equador | Terremoto na costa chilena de 8.2 – alerta de tsunami em efeitos para o Chile, Peru, Equador – Portal Pesca Amadora Esportiva

Terremoto na costa chilena de 8.2 – alerta de tsunami em efeitos para o Chile, Peru, Equador

local do tremor no ChileUm forte terremoto de magnitude 8.2 na escala Richter sacudiu o norte do Chile no começo da noite desta terça-feira (1º). Inicialmente, autoridades informaram que a magnitude do tremor era 8.0, mas revisaram a informação.

Segundo a Marinha chilena, o terremoto provocou um tsunami com ondas de até dois metros que atingiu algumas áreas no norte do país. Em Iquique, já foram registradas ao menos duas ondas com mais de dois metros.

Há alerta para mais ondas gigantes para toda a costa da América Latina no Pacífico. Não há relatos de vítimas ou danos materiais.

O sismo foi registrado às 20h46 (19h46 de Brasília) e teve seu epicentro no mar, a 85 km ao sudoeste de Cuya. A ordem das autoridades é de evacuação de toda costa chilena. A informação é do CSN (Centro Sismológico Nacional) e também foi confirmada pelo Serviço Geológico dos EUA.

“Um terremoto deste tamanho tem potencial para gerar um tsunami destrutivo e que pode atingir o litoral mais próximo do epicentro em questão de minutos e as costas mais distantes em algumas horas”, informou o Serviço Geológico americano.

Além do Chile, o Peru e o Equador já emitiram alertas de tsunami. Pelo Twitter, o presidente equatoriano Rafael Correa fez um alerta à população: “Todos na costa devem ficar atentos e preparados”, disse Correa no Twitter.
Cidades chilenas estão às escuras

Alerta de Tsunami no ChileEsse é o tremor mais poderoso registrado no mundo este ano. Além de forte, o órgão disse que o terremoto foi muito superficial, apenas 10 quilômetros abaixo do solo oceânico, o que teria feito com que fosse sentido com mais força. O sismo foi sentido também no Peru e na Bolívia. Em ambos os países edifícios chegaram a balançar por alguns segundos.

No Chile, sabe-se que várias das cidades estão às escuras, enquanto os analistas esperam “o trem de ondas” que costuma acontecer após um forte tremor como o desta noite com características de terremoto.

Também foram cortadas as transmissões de rádio na área e algumas empresas telefônicas já trabalham para retomar o serviço.

Evacuação

O governo ordenou que as áreas costeiras do norte do país sejam evacuadas por causa do risco de tsunami.

Segundo a agência Reuters, o escritório nacional de emergências do chile informou que uma onda de até 1,8 metro de altura pode chegar à cidade de Pisagua 44 minutos depois do terremoto.

“Um terremoto forte como esse pode gerar uma grande onda que chega a uma costa próxima em alguns minutos e nas costas mais distantes em questão de uma hora”, disse o porta-voz do centro chileno.

No último mês, o mesmo ocorreu depois que um terremoto com 6,7 graus de magnitude atingiu a mesma região do país e 100 mil pessoas tiveram que deixar a área.

Em 2010, um terremoto de 8,8 graus de mgnitude gerou uma tsunami que gerou grande destruição em várias cidades costeiras do país e matou centenas de pessoas.

Situado na região conhecida como Cinturão de Fogo do Pacífico, o Chile é um dos países com mais atividade sísmica no mundo.

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato