Chile quer que a classe C Brasileira consuma mais Salmão – Portal Pesca Amadora Esportiva Chile quer que a classe C Brasileira consuma mais Salmão | Chile quer que a classe C Brasileira consuma mais Salmão – Portal Pesca Amadora Esportiva

Chile quer que a classe C Brasileira consuma mais Salmão

Chile pretende inserir salmao na mesa da classe CAs exportações do Chile para o Brasil somaram US$ 4,427 bilhões no ano passado. Apesar do expressivo aumento de 55% nos embarques de salmão, o cobre representou mais da metade (53%) do que foi exportado.

Para reduzir a dependência do metal, o ProChile (programa de promoção das exportações de bens e serviços chilenos) mira a classe C do Brasil, que já é o terceiro maior parceiro comercial do Chile, atrás dos Estados Unidos e do Japão.

“Queremos crescer com os alimentos chilenos em outros Estados [além de São Paulo] e bater à porta da classe C”, afirma Oscar Páez, diretor comercial do ProChile.

Para aumentar a presença dos alimentos chilenos em novos mercados e classes de consumo, a estratégia é difundir os atributos desses produtos nos pontos de venda, falando diretamente com o consumidor.

“Queremos mostrar à dona de casa da classe C, que tem cada vez menos tempo para cozinhar, que é possível preparar um jantar delicioso e saudável com o salmão chileno em apenas 12 minutos”, diz Páez.

Além do salmão, são foco da divulgação do Chile no Brasil o vinho, as frutas, o mexilhão e o azeite de oliva.

Mais Salmon Chileno na mesa do BrasileiroEste último é destaque na Apas (Associação Paulista de Supermercados), feira do varejo de alimentação que ocorre nesta semana na cidade de São Paulo.

Atualmente, o Chile já é o maior fornecedor de vinho e salmão para o Brasil. No mercado de azeites, é o quinto maior vendedor para o país. Assim como o Brasil é um bom mercado para o Chile, as importações do país andino também pesam na balança comercial brasileira.

As exportações brasileiras para o Chile somaram US$ 1 bilhão no primeiro trimestre deste ano. Um dos destaques nessa relação comercial é o setor de agronegócio, principalmente com as vendas de carnes, leite e açúcar.

No ano passado, as vendas brasileiras de carne bovina somaram 73,4 mil toneladas, de um total de 149,9 mil importadas pelos chilenos. O Brasil foi no ano passado, e ainda se mantém neste ano, o principal fornecedor de carne bovina para o Chile.

As exportações dos três primeiros meses somam 15 mil toneladas, segundo o Ministério de Agricultura do país andino. O volume deste ano, no entanto, é 18% inferior ao de igual período de 2013.

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato