Pescadores artesanais do rio Tietê têm queda de 40% por causa da falta de chuva – Portal Pesca Amadora Esportiva Pescadores artesanais do rio Tietê têm queda de 40% por causa da falta de chuva | Pescadores artesanais do rio Tietê têm queda de 40% por causa da falta de chuva – Portal Pesca Amadora Esportiva

Pescadores artesanais do rio Tietê têm queda de 40% por causa da falta de chuva

Pescador no rio tietêA falta de chuva deixou o nível do rio Tietê em 30% abaixo do normal. Com pouca água, ospeixes procuram os lugares mais fundos. Quem está sofrendo com essa situação são os pescadores, que tiveram uma queda de 40% na região de Igaraçu do Tietê (SP).

Em todas as margens é possível perceber a água com nível baixo, o que pode está causando a escassez de peixes. De acordo com o vice-presidente da Federação dos Pescadores do Estado de São Paulo, Edvaldo Soares de Araújo, para que os peixes voltem a aparecer é preciso chover durante uma semana. “Tem lugares que o pescador anda 70 quilômetros para poder encontrar o peixe. E aqui a maioria dos pescadores não tem como ir até lugares mais longe para estar buscando esse peixe e o sustento da sua família. Eles estão tendo que se virar como podem. Por isso precisa chover uma semana direto para poder recuperar”.

Os pescadores estão com problemas para pescar e tirar o sustento da família. Bruno Miranda de Oliveira e a mãe ficaram cinco horas tentando pegar alguma coisa. A tarrafa foi arremessada várias vezes e nada de peixes. Está faltando chover. A margem do rio está seca e, além disso, tem a sujeira que também prejudica”, disse Bruno.

Rio Tietê proximo a Barra Bonita e IgaraçuHá dois meses não chove na região de Igaraçu do Tietê. Com pouca água, os peixes vão buscar locais mais profundos. Com consequência, diminuição no oxigênio para os peixes e com isso ocorrem mortandades de peixes, principalmente na bacia do Tietê. E com isso diminuindo a captura pelos pescadores”, alertou o pesquisador científico Luiz Marques da Silva Airosa.

O pescador José Macedo levou para a peixaria apenas 30 quilos de peixe retirados do Tietê em um dia desta semana, quando antes costumava carregar mais de 200 quilos de peixe diariamente. “A gente tem que ir levando. Enquanto isso vamos fazendo um bicos”, contou.

A falta de chuva causa também aumenta os níveis de poluição. A Cetesb já coletou a amostra de água no local e deverá emitir um laudo sobre a situação.

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato