Torneio de Pesca Esportiva de Três Lagoas é o maior do Brasil – Portal Pesca Amadora Esportiva Torneio de Pesca Esportiva de Três Lagoas é o maior do Brasil | Torneio de Pesca Esportiva de Três Lagoas é o maior do Brasil – Portal Pesca Amadora Esportiva

Torneio de Pesca Esportiva de Três Lagoas é o maior do Brasil

Torneio de pesca em Tres Lagoas - MS 2Aconteceu no sábado, no Balneário Municipal “Miguel Tabox”, o 5° Torneio de Pesca Esportiva de Três Lagoas, que já é considerado o maior evento de pesca esportiva ao tucunaré, do Brasil, com a participação de 375 duplas inscritas vindas de diversos estados brasileiros e público estimado em 9 mil pessoas que passaram durante todo o dia pelo evento ao o seu grande final. O evento é organizado pela Associação de Pesca Esportiva de Três Lagoas (APETL), presidida pelo publicitário Stênio Congro Neto, que é diretor operacional da TVC,

Enquanto os competidores colocavam seus barcos nas águas do rio Sucuriú, autoridades e visitantes acompanhavam os acontecimentos na praia do Balneário, onde simultaneamente acontecia exposição de barcos e motores, além de equipamentos de pesca. Muita música animava o ambiente, salva-vidas e toda a estrutura necessária para dar suporte aos participantes do evento foi montada, inclusive várias barracas que venderam comidas típicas e bebidas.

Stênio informou, que teve competidor que viajou 1,6 mil quilômetros. “Vieram pescadores de Brasília, Goiás, do Triângulo Mineiro, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e outros regiões do país”.

Leandro Bicigo, 39 anos, de Marechal Cândido Rondon, Paraná, foi um dos competidores que percorreu muitos quilômetros de estrada para chegar à cidade. Ele participa de disputas de pesca esportiva há oito anos, tendo ganho alguns torneios, mas esta foi a primeira vez que veio à Três Lagoas. “Eu e meus amigos estamos pescando há dois dias, mas não têm muito peixe”, afirmou Leandro, que estava com outros três colegas paranaenses.

Houve a participação de algumas mulheres, como foi o caso de Natália Cristina A. Garcia Marinho, que acompanhou o esposo na lancha da família. “Já participei de outras competições com meu marido. Hoje incentivo minhas amigas para participarem, embora muitas acreditem que este não seja um esporte feminino, o que é bobeira”, afirmou a competidora.

ABERTURA
Torneio de pesca em Tres Lagoas - MSA prefeita Marcia Moura acompanhou a abertura da competição e teceu elogios à organização. “Estamos todos de boca aberta com este evento. A cada ano ele é mais incrementado, e mais pessoas acreditam na sua realização e não deixam de participar”, elogiou a prefeita.

“Quero cumprimentar pessoas que iniciaram tudo isso, na pessoa do Capitão Gancho, que é um grande incentivador da pesca esportiva, e o Stênio Congro Neto, que juntos, foram os dois entusiastas da pesca esportiva que plantaram as primeiras sementes. Depois vieram outros, como o vereador e pescador Marcos Bazé, os quais acabaram por criar a Associação de Pesca Esportiva de Três Lagoas. Eles fizeram com que as coisas boas se multiplicassem. Neste fim de semana sediamos o maior evento de pesca esportiva do Tucunaré,do Brasil”, ressaltou Márcia Moura.

Para garantir a qualidade do evento, foram fixados três pontos de medição dos peixes, um no Balneário Municipal, outro na Pousada do Tucunaré e o terceiro no braço do rio Tietê.

Menos de uma hora após a largada, o primeiro peixe foi levado pela dupla de primos, André e Sérgio Falco, da equipe Tromba de Três Lagoas. O tucunaré tinha 38,5 centímetros. “Isso vem provar que em Três Lagoas tem bastante peixe”, comentou Sérgio, empolgado, já se preparando para retornar ao rio com o primo, em busca de exemplares maiores. Por conhecer bem o rio, o pescador citou a vantagem sobre quem nunca havia estado lá, como o caso dos competidores de outros estados.

NACIONAL
Lester Scalon - Revista Pesca e CiaO especialista em pesca esportiva e fotógrafo da revista Pesca& Cia, Lester Scalon, destacou a grandiosidade do torneio. “Não temos notícia de nenhum evento, já realizado no País, com o número de barcos inscritos em Três Lagoas para a pesca esportiva do Tucunaré. Está é uma grande responsabilidade, já que este campeonato de pesca tende a crescer ainda mais, pois para o ano que vem, devem ter mais barcos inscritos e, Três Lagoas tem capacidade para atender toda a demanda de pescadores que se inscreverem”, destacou Lester, que publica reportagens sobre pesca nos rios brasileiros desde 1998 na revista Pesca & Cia. Lester defende a pesca como fator de incremento do turismo no país e geração de emprego e renda.

Outra figura importante da pesca esportiva e do ramo da comunicação, que prestigiou a 5ª edição do torneio, foi o consultor de pesca e apresentador do programa Pesca Alternativa, Nelson Nakamura.

Atuando há mais de 20 anos como apresentador, além de conhecer quase todos os rios do Brasil, Nelson disse estar surpreso com a quantidade de barcos que participaram do Torneio de Pesca de Três Lagoas, considerando como acontecimento inédito no inédito no País.

Nelson Nakamura - Pescador EsportivoO consultor revelou que vem conversando com a equipe da APETL para voltar em breve e ministrar mais palestras sobre pesca, arremesso de isca, trabalho de isca artificial e outras técnicas. “Quero passar um pouco do que sei. Pretendo voltar para repassar isso aos demais pescadores da região”, disse Nakamura. A TV Fish de Florianópolis também esteve presente para registrar o evento.

SORTEIO
No início da noite, o público que teve acesso gratuito ao Balneário Municipal, prestigiou o show de Marquinhos Guerra e a dupla Patrícia & Adriana.

Outro ponto alto e muito aguardado pelos competidores, foi o sorteio de prêmios, entre eles uma lancha com motor no valor de R$ 70 mil, que teve como ganhador Sérgio Carlos da Silva e seu parceiro de competição, Margarido Carlos, ambos de Três Lagoas. Também foram sorteados 10 motores elétricos e três motores de 15 HP.

A APETL e patrocinadores ao anunciarem que na 6ª edição do torneio, serão sorteadas duas lanchas completas, causaram grande empolgação entre os presentes, que aplaudiram entusiasticamente o anúncio.

Dupla bate recorde com maior peixe capturado

A dupla que pescou o maior tucunaré, medindo 61 centímetros, foi a “Água Fria” formada entre os amigos Da Silva de Diadema e Reinaldo Franco de Itapura, que quebraram o recorde de 2013, quando o maior peixe pescado tinha 57 centímetros. O Torneio de Pesca premiou os pescadores da maior traíra.

A dupla Lucas e Léo, do município paulista Mirassol, venceram a competição por metro linear de peixe, que mediu 250,5 centímetros. Em segundo lugar, com 240,5 centímetros de peixes, ficou a dupla Da Silva e Reinaldo Alessandro Galhardo, a mesma que pegou o maior tucunaré. A dupla Celso Zolin e Adriano Broisler, de Santa Rita D´Oeste (SP), somou 230,0 centímetros linear de peixes.

O presidente da Associação, Stênio Congro Neto, disse estar satisfeito com o evento. “O objetivo vem sendo alcançado, a cada edição. Neste ano recebemos um número ainda maior de duplas, o que faz com que o nosso torneio seja o com maior número de competidores do Brasil utilizando uso de isca artificial”, comemora Stênio, que já confirmou a realização da 6ª edição para 2015, ano do centenário da cidade.

Quem também marcou presença, foi o deputado estadual Eduardo Rocha, que disse estar impressionado com a organização do evento. “Certamente as pessoas que participaram deste torneio e ao retornarem para suas cidades, estarão levando uma excelente impressão tato do Torneio como da cidade. Além do mais, essas visitas aquecem o nosso comércio, como é caso dos hotéis, bares e restaurantes e postos de combustíveis, entre outros estabelecimentos comerciais”, destacou Eduardo Rocha , que foi um dos grandes incentivadores deste campeonato, ao defender patrocínio para o Torneio na Fundação do Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte) do governo estadual.

O deputado ainda lembrou que, a etapa de Três Lagoas, é a primeira do Circuito Costa Leste de Pesca Esportiva. A próxima etapa acontece em Aparecida do Taboado, dia 7 de junho, às margens do rio Paraná. E, no dia 6 de setembro será a vez de Paranaíba receber os simpatizantes da pesca esportiva.

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato