Pescadores de tainha se preocupam com morte de botos em Laguna-SC – Portal Pesca Amadora Esportiva Pescadores de tainha se preocupam com morte de botos em Laguna-SC | Pescadores de tainha se preocupam com morte de botos em Laguna-SC – Portal Pesca Amadora Esportiva

Pescadores de tainha se preocupam com morte de botos em Laguna-SC

Boto morto enroscado em rede de pesca em Laguna-SCOs pescadores de Laguna, no Sul catarinense, reclamam da quantidade de botos mortos na região. Somente em 2014, quatro botos foram encontrados sem vida no Rio Tubarão. A suspeita é de pesca ilegal, já que os animais ficam presos em redes atravessadas no manancial e não conseguem subir à superfície do mar para respirar.

“Um pescador que sabe avaliar direito, não mata boto. Eles ajudam a gente”, afirma o pescador artesanal Loreci Zefferino. Os trabalhadores afirmam que os animais auxiliam os pescadores na captura de tainhas, por cercear cardumes. A multa pra quem for pego praticando pesca ilegal vai de R$ 700 a 100 mil, afirma a Polícia Militar Ambiental.

O major Jefer Francisco Fernandes, comandante da PM Ambiental, afirma que a patrulha realiza fiscalizações de três a quatro vezes por semana na área. Agora, vão reforçar o patrulhamento e cadastrar pescadores que costumam esticar as redes no rio. “Vamos convocar quem realiza a pesca e colocar lacres nas redes, assim fica mais fácil a identificação do infrator”, diz o major.

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato