Últimas Notícias

Minist√©rio P√ļblico acompanha situa√ß√£o do n√≠vel do Rio S√£o Francisco em MG

Placa de sinalizacao em Tres Marias MGO Minist√©rio P√ļblico Federal divulgou nesta quarta-feira (13) a instaura√ß√£o de procedimento para acompanhar os problemas provocados pelo baixo n√≠vel de √°gua no Rio S√£o Francisco, na regi√£o da Usina Hidrel√©trica de Tr√™s Marias, na regi√£o central de Minas Gerais.

Desde o m√™s de julho, o MPF participou de reuni√Ķes com representantes da regi√£o para coletar informa√ß√Ķes a respeito do problema. Outro encontro ser√° realizado no dia 19, na sede da Ag√™ncia Nacional das √Āguas, em Bras√≠lia (DF).

‚ÄúComo desde 2011 as precipita√ß√Ķes na bacia do Rio S√£o Francisco est√£o abaixo da m√©dia e no per√≠odo 2013/2014 est√° ocorrendo o pior resultado de chuvas das √ļltimas d√©cadas, o MPF tamb√©m acentua a necessidade de que os √≥rg√£os respons√°veis por gerenciar situa√ß√Ķes de calamidade p√ļblica estejam preparados para atuar caso haja agravamento da crise‚ÄĚ, afirma o procurador Ant√īnio Arthur Barros Mendes.

Barcos parados em bancos de areia em Tres MariasO baixo nível da água do Rio São Francisco provocou a suspensão dos passeios do barco a vapor Benjamim Guimarães em Pirapora, no Norte de Minas. A medida, segundo a prefeitura, é evitar acidentes com o transporte. Ainda segundo a prefeitura, esta é a primeira vez, desde 2002, que o vapor fica ancorado por prazo indeterminado por causa do baixo nível de água no Rio.

‚ÄúA queda no volume de √°gua do rio significa risco para a navega√ß√£o, uma vez que as pedras podem comprometer o casco do vapor, que ainda corre o risco de ficar encalhado, tamanha a quantidade de bancos de areia‚ÄĚ, justificou o presidente da Empresa Municipal de Turismo (Emutur), Anselmo Rocha de Matos.

Há cerca de três meses a cidade enfrenta problemas por causa do baixo nível de água do Rio. A situação piorou ainda mais após a Usina Hidrelétrica de Três Marias diminuir a vazão água liberada pela represa.


Estimulamos o debate suadável. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato