Últimas Notícias

Ibama embarga cinco ind√ļstrias e apreende 361,8 toneladas de pescados

ibama realiza fiscalizacao de pescado ilegalA Opera√ß√£o Calophysus, realizada pelo Ibama nos munic√≠pios de Manaus, Iranduba, Manacapuru, Itacoatiara, Tef√© e Fonte Boa, no Amazonas, aplicou R$ 6,2 milh√Ķes em multas e apreendeu 361,8 toneladas de pescados. Al√©m disso, durante a opera√ß√£o, 28 ind√ļstrias de beneficiamento de pescados foram vistoriadas e cinco embargadas.

A opera√ß√£o teve como finalidade verificar a regularidade ambiental das ind√ļstrias e identificar poss√≠veis il√≠citos relacionados com a pesca de piracatinga, que envolve a matan√ßa de botos e jacar√©s.

As principais irregularidades constatadas foram: licenças ambientais de operação vencidas, ausência de registro geral de pesca, pendências no cadastro técnico federal e estoques de pescados sem comprovação de origem.

Durante a opera√ß√£o, tamb√©m, foram realizadas reuni√Ķes com entidades representativas de pescadores e prestadas informa√ß√Ķes e orienta√ß√Ķes sobre a morat√≥ria da pesca da piracatinga, decretada pelos Minist√©rios da Pesca, Aquicultura e Meio Ambiente em julho deste ano, que ficar√° em vigor por um per√≠odo de cinco anos, a partir de 1¬ļ de janeiro de 2015.

Durante o prazo estabelecido, ficam proibidos a pesca, a reten√ß√£o a bordo, o transbordo, o desembarque, o armazenamento, o transporte, o beneficiamento e a comercializa√ß√£o da piracatinga em √°guas brasileiras, ressaltando-se a import√Ęncia da comprova√ß√£o da origem de pescado fornecido √† ind√ļstria pesqueira, conforme Decreto Federal n¬ļ 6.514/2008 e Lei Federal n¬ļ 11.959/2009.

O Ibama continuar√° realizando opera√ß√Ķes de fiscaliza√ß√£o da atividade pesqueira no segundo semestre de 2014 com √™nfase, tamb√©m, nas esp√©cies de defeso de piracema.


Estimulamos o debate suadável. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato