Codevasf firma termo de cooperação para preservar nascentes do rio São Francisco – Portal Pesca Amadora Esportiva Codevasf firma termo de cooperação para preservar nascentes do rio São Francisco | Codevasf firma termo de cooperação para preservar nascentes do rio São Francisco – Portal Pesca Amadora Esportiva

Codevasf firma termo de cooperação para preservar nascentes do rio São Francisco

Nascente do Rio Sao Francisco em Minas GeraisA Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) vai somar esforços com outros órgãos públicos para fortalecer o trabalho de revitalização do rio São Francisco no estado de Sergipe. Por meio de um termo de cooperação técnica firmado com a prefeitura de Canindé de São Francisco, a Codevasf aderiu ao projeto “Nascentes do São Francisco”, desenvolvido pelo Ministério Público de Sergipe. O projeto busca fomentar ações de longo prazo para reverter a degradação ambiental no Baixo São Francisco.

O acordo de cooperação técnica terá vigência inicial de cinco anos e estabelece que, entre outras ações, caberá à Codevasf oferecer apoio técnico para a verificação da qualidade da água do rio São Francisco e a participação em projetos de recomposição vegetal, o que inclui o fornecimento de mudas e a construção e manutenção de um banco de sementes. O município de Canindé de São Francisco, por sua vez, será responsável pelo apoio à equipe técnica Codevasf, entre outras obrigações.

As primeiras ações do projeto serão implantadas nos assentamentos Mandacaru I e II, na bacia do rio Curituba. O objetivo é ampliar a disponibilidade e melhorar a qualidade da água nessas comunidades por meio de serviços ambientais prestados por proprietários rurais que aderirem voluntariamente ao “Nascentes do São Francisco”. A proposta é criar um modelo de remuneração aos proprietários que executarem essas ações ambientais. A comunidade também receberá ações de educação ambiental.

Principal nascente do Rio Sao Francisco esta secaNessa primeira etapa, está previsto o fornecimento de 10 mil mudas e a implantação de um viveiro de mudas nos assentamentos contemplados. A Codevasf também irá fornecer acompanhamento técnico durante o plantio das mudas, com orientações para o combate a formigas e para o manejo da vegetação. A coleta de sementes também está incluída entre as ações que serão executadas nos assentamentos Mandacaru I e II.

O projeto “Nascentes do São Francisco” é coordenado pelo Centro de Apoio Operacional ao Rio São Francisco e Nascentes do Ministério Público de Sergipe. Além da Codevasf, a iniciativa envolve também a participação do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) e do Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec).

Codevasf

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato