Últimas Notícias

Codevasf vai inserir espécies nativas no “Velho Chico” durante a Festa de Bom Jesus em Penedo -AL

Peixamento realizado pela Codevasf em AlagoasMilhares de peixes de espécies nativas da bacia hidrográfica do rio São Francisco serão inseridos nas águas do “Velho Chico” às 10h, no próximo domingo, 11 de janeiro, durante a 131ª edição da Festa de Bom Jesus dos Navegantes de Penedo (AL). O tradicional peixamento realizado pela Codevasf na festa é uma ação continuada para repovoamento do rio São Francisco que ocorre em diversos pontos da bacia hidrográfica durante todo o ano como iniciativa do Programa de Revitalização do Rio São Francisco.

Segundo o engenheiro de pesca Álvaro Albuquerque, entre as espécies que serão inseridos pela Codevasf no “Velho Chico” no domingo (11) estão alevinos juvenis das espécies matrinxã, pacamã, piau, xira e a piaba. “Os alevinos utilizados nesse e em outros peixamentos são de espécies nativas do rio São Francisco, produzidas no Ceraqua São Francisco, o Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Itiúba, uma unidade de pesquisa e produção que trabalha para produzir ciência e tecnologia para revitalização da bacia hidrográfica”, explicou.

Codevasf realiza peixamento em AlagoasO peixamento da Festa de Bom Jesus dos Navegantes de Penedo começa às 10h e ocorrerá em dois momentos. No primeiro, a balsa que faz a travessia Penedo/Neópolis transportará os tanques com alevinos para serem soltos em três trechos do rio São Francisco entre esses dois municípios. Já no segundo momento, a soltura dos peixes terá participação dos visitantes que estão em Penedo para prestigiar a Festa de Bom Jesus dos Navegantes, que poderão participar da soltura dos alevinos e contribuir com o repovoamento do “Velho Chico” numa ação de educação ambiental.

Para realização do peixamento, a Codevasf conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Penedo, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura.

Tribuna Hoje


Estimulamos o debate suadável. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato