Últimas Notícias

Comando Ambiental retira 41.380m de redes na Lagoa do Casamento no RS

brigada militar apreende redes e pescado no RS 3O Comando Ambiental da Brigada Militar realizou neste sábado (24/01), a Operação Varredura na Lagoa do Casamento, no Parque Estadual do Itapuã, que tem como finalidade fiscalizar a grande incidência da pesca predatória neste período de piracema, época em que os peixes estão se reproduzindo, sendo proibida a pesca com petrechos do tipo rede, espinhéis, tarrafas, evitando a captura predatória da Viola, espécie de peixe que predomina no ambiente aquático.

O Comando Ambiental percorreu cerca de 200 Km da Lagoa do Casamento, com 06 embarcações, 07 viaturas e 27 policiais militares. Durante a varredura foram abordados pescadores, fiscalizados acampamento, embarcações, vistoriados petrechos de pescas que encontrava-se na água e nos acampamentos.

No momento da navegação a guarnição deparou-se com redes no ambiente aquático e petrechos que está proibido neste período do ano, por estarmos na época da reprodução dos peixes, “Piracema”.

Os policiais retiraram da água 41.380 metros de redes de pesca, em diversos pontos da Lagoa do Casamento, pois estavam povoando ilegalmente o recurso hídrico, não sendo possível localizar os proprietários.

brigada militar apreende redes e pescado no RSOs petrechos de pescas encontrados foram apreendidos pelos Policiais Militares Ambientais e aproximadamente 1.455 espécimes de peixes, dentre as quais bagre, violas, pintados e joaninha, foram despescadas na Lagoa.

A guarnição ao permanecer navegando flagrou um indivíduo com uma embarcação de alumínio marca Aruak 500 de 5 metros de comprimento, com motor 15 HP, marca Yamaha, dispostos na água, portando 350 metros de redes de malha 04 mm, o mesmo foi preso em flagrante, consubstanciado em crime de pesca predatória, conduzido para Delegacia da Polícia Civil de Palmares do Sul, por estar pescando com petrecho (redes) não permitido, em período proibido.

Com ele encontrava-se aproximadamente 20kg de peixes (viola), sendo que as mesmas encontravam-se vivas, todas foram lançadas novamente ao ambiente aquático.

Também foi constatado uma pessoa em ato tendente a pesca no município de Quintão, na praia de Dunas Altas, onde o mesmo mantinha consigo uma rede de pesca, malha 35 mm e 20 m de comprimento. Foi procedida a apreensão do petrecho utilizado na prática ilegal de pesca, e o cidadão orientado referente a legislação vigente, confeccionado documentação operacional e liberado.

brigada militar apreende redes e pescado no RS 2A Lagoa do Casamento está situada a nordeste do extremo norte da Lagoa dos Patos, abrange quatro municípios ao seu entorno, dentre eles, Palmares do Sul, Viamão, Capivari do Sul e Mostardas, tendo 620 km de extensão.

A água é limpa pela ausência de civilização às margens, e possui uma distância de 100 km de Porto Alegre.

A Brigada Militar solicita que sejam denunciados os casos de pesca ilegal, assim como quaisquer outros crimes ambientais que afetem o meio ambiente. O contato para denúncia pode ser feito através do telefone 190 em qualquer município do Estado

Eduardo Rosa /Brigada Militar CABM

Kalua Barco Hotel


Estimulamos o debate suadável. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato