Últimas Notícias

Condutor de turismo (Guia) entra em classifica√ß√£o oficial de ocupa√ß√Ķes

Orlando - Guia do Kalua Barco HotelA Classifica√ß√£o Brasileira de Ocupa√ß√Ķes (CBO), cadastro gerenciado pelo Minist√©rio do Trabalho e Emprego (MTE), passar√° a incluir a atividade de condutor de turismo.

Com a medida, as ocupa√ß√Ķes de condutor de Turismo de Aventura e condutor de Turismo de Pesca passam a ser reconhecidas na vers√£o atualizada do documento, com divulga√ß√£o prevista para fevereiro. A inclus√£o √© resultado da articula√ß√£o entre os minist√©rios do Turismo, da Pesca e do Trabalho e Emprego.

A atividade ser√° considerada uma ‚Äúfam√≠lia ocupacional‚ÄĚ da CBO, que tem 2,5 mil atividades profissionais cadastradas. Neste primeiro momento, o grupo vai congregar os condutores de Turismo de Aventura e de Turismo de Pesca. Posteriormente, ser√£o inclu√≠das as atividades de condutores visitantes de unidades de conserva√ß√£o e de monitor de turismo em locais de interesse cultural.

pesca-esportiva‚ÄúO reconhecimento de ocupa√ß√Ķes relacionados ao turismo ocorre no momento em que o MTur desenha a Pol√≠tica Nacional de Qualifica√ß√£o em Turismo, que poder√° contribuir com a capacita√ß√£o de profissionais, a partir da oferta de cursos espec√≠ficos para estes segmentos‚ÄĚ, diz o ministro do Turismo, Vinicius Lages.

No final do ano passado, o Ministério do Trabalho promoveu uma oficina com trabalhadores na tentativa de verificar as atividades realizadas à atuação profissional, com a participação do Ministério do Turismo.

A reunião, com participação do Sebrae, da Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta), do Ministério da Pesca e do Senac, foi mais um passo para estabelecer as competências mínimas essenciais aos profissionais que atuam em atividades relacionadas a esses segmentos.

kalua_dez2012_07A Coordenadora Geral de Qualifica√ß√£o e Certifica√ß√£o do MTur, Fernanda Matos, explica o que significa a inclus√£o de uma ocupa√ß√£o na estrutura da CBO. ‚ÄúA entidade reconhece, codifica e descreve as atividades das ocupa√ß√Ķes. Um processo que n√£o tem qualquer rela√ß√£o com a regulamenta√ß√£o de profiss√Ķes‚ÄĚ.

Segundo ela, a classifica√ß√£o √© um importante insumo para a identifica√ß√£o e atualiza√ß√£o das profiss√Ķes ligadas ao setor em conson√Ęncia com o mercado e um instrumento importante para orientar a formula√ß√£o de pol√≠ticas p√ļblicas de turismo.


Estimulamos o debate suadável. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato