Peixamento no “Velho Chico” marca festa de Bom Jesus dos Navegantes em Penedo-AL – Portal Pesca Amadora Esportiva Peixamento no “Velho Chico” marca festa de Bom Jesus dos Navegantes em Penedo-AL | Peixamento no “Velho Chico” marca festa de Bom Jesus dos Navegantes em Penedo-AL – Portal Pesca Amadora Esportiva

Peixamento no “Velho Chico” marca festa de Bom Jesus dos Navegantes em Penedo-AL

peixamentos da codevasf em Penedo-ALMilhares de peixes de espécies nativas da bacia hidrográfica do rio São Francisco foram inseridos nas águas do “Velho Chico” neste domingo (11), às 10 horas, durante a 131ª edição da Festa de Bom Jesus dos Navegantes do município de Penedo (AL).

O tradicional peixamento é uma ação que ocorre em diversos trechos da bacia ao longo do ano, como iniciativa do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco.

Segundo o engenheiro de pesca Álvaro Albuquerque, entre as espécies que foram inseridas pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) no “Velho Chico” estão alevinos de matrinxã, pacamã, piau, xira e a piaba.

“Os alevinos utilizados nesse e em outros peixamentos são de espécies nativas do rio, produzidas no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Itiúba, uma unidade de pesquisa e produção que trabalha para produzir ciência e tecnologia para revitalização da bacia”, explicou.

O peixamento na Festa de Bom Jesus dos Navegantes de Penedo ocorreu em dois momentos. No primeiro, a balsa que faz a travessia do rio de Penedo (AL) para Neópolis (SE) transportou os tanques com alevinos para serem soltos em três trechos entre os dois municípios.

Já no segundo momento, os visitantes da festa puderam participar da soltura dos alevinos e contribuir com o repovoamento do “Velho Chico” numa ação de educação ambiental.

Codevasf

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato