Últimas Notícias

Peixamento no ‚ÄúVelho Chico‚ÄĚ marca festa de Bom Jesus dos Navegantes em Penedo-AL

peixamentos da codevasf em Penedo-ALMilhares de peixes de esp√©cies nativas da bacia hidrogr√°fica do rio S√£o Francisco foram inseridos nas √°guas do “Velho Chico” neste domingo (11), √†s 10 horas, durante a 131¬™ edi√ß√£o da Festa de Bom Jesus dos Navegantes do munic√≠pio de Penedo (AL).

O tradicional peixamento é uma ação que ocorre em diversos trechos da bacia ao longo do ano, como iniciativa do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco.

Segundo o engenheiro de pesca √Ālvaro Albuquerque, entre as esp√©cies que foram inseridas pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do S√£o Francisco e do Parna√≠ba (Codevasf) no “Velho Chico” est√£o alevinos de matrinx√£, pacam√£, piau, xira e a piaba.

“Os alevinos utilizados nesse e em outros peixamentos s√£o de esp√©cies nativas do rio, produzidas no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Iti√ļba, uma unidade de pesquisa e produ√ß√£o que trabalha para produzir ci√™ncia e tecnologia para revitaliza√ß√£o da bacia”, explicou.

O peixamento na Festa de Bom Jesus dos Navegantes de Penedo ocorreu em dois momentos. No primeiro, a balsa que faz a travessia do rio de Penedo (AL) para Neópolis (SE) transportou os tanques com alevinos para serem soltos em três trechos entre os dois municípios.

J√° no segundo momento, os visitantes da festa puderam participar da soltura dos alevinos e contribuir com o repovoamento do “Velho Chico” numa a√ß√£o de educa√ß√£o ambiental.

Codevasf


Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato