Últimas Notícias

Seca atrasa em 2 anos produção de peixes em tanque-rede na divisa de SP com MS

Tanques rede na usina de Ilha Solteira entre SP e MSFalta de chuvas no reservatório da Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira, problema que assolou a Região Sudeste em praticamente metade do ano de 2014, deve atrasar em dois anos a produção de 36 mil toneladas de peixe, projetada para os tanques-rede instalados no parque aquícola, na divisa de Mato Grosso do Sul com São Paulo. A análise é do superintendente federal de Pesca e Aquicultura de Mato Grosso do Sul, Luiz David Figueiró.

‚ÄúHavia previs√£o de que esse parque produzisse 36 mil toneladas dentro de cinco anos (portanto a partir de 2018), mas as condi√ß√Ķes clim√°ticas n√£o ajudaram‚ÄĚ, comentou. Das sete √°reas que comp√Ķem o parque aqu√≠cola, duas ainda est√£o em situa√ß√£o considerada cr√≠tica, enquanto as demais est√£o voltando aos n√≠veis normais. ‚ÄúJ√° h√° produtores operando, mas n√£o em plena capacidade, porque houve redu√ß√£o dos volumes de √°gua. Faltou ‚Äėpasto‚Äô‚ÄĚ, concluiu, referindo-se √† m√°xima segundo a qual aquicultura √© a agricultura das √°guas, portanto ‚Äútudo que se planta na √°gua d√°‚ÄĚ.

‚ÄúCom a diminui√ß√£o do volume de Ilha Solteira os produtores n√£o podem colocar muito peixe. Aqueles que tiveram as √°reas afetadas fizeram o vazio sanit√°rio‚ÄĚ, explicou Figueir√≥. A expectativa √© que s√≥ dentro de dois anos essas √°reas devem voltar √† normalidade. Com isso, a proje√ß√£o de produ√ß√£o m√°xima de 36 mil toneladas gerada pelo parque passaria somente para 2020.

O n√ļmero de produtores que estariam atuando no momento no Parque de Ilha Solteira n√£o foi informado. De acordo com o superintendente, 70 pescadores ganharam o t√≠tulo para explora√ß√£o do parque, al√©m de seis produtores que venceram o processo licitat√≥rio e compraram o restante das √°reas, com direito a explora√ß√£o pelo prazo de 20 anos.

Daniella Arruda – Jornal Correio do Estado


Estimulamos o debate suadável. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato