Últimas Notícias

Instituto Chico Mendes combate pesca ilegal em Abrolhos (BA)

Instituto Chico Mendes fiscaliza pesca em AbrolhosNa semana que antecedeu o Carnaval, entre os dias 10 e 13 de fevereiro, uma equipe de fiscais do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) realizou atividades de fiscalização para combater a pesca ilegal no interior do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos (BA).

O chefe substituto do Parque, Fernando Repinaldo, explica que por se tratar de uma Unidade de Conservação (UC) de Proteção Integral, admite-se apenas o uso indireto dos recursos naturais da Unidade.

Segundo ele, em períodos como o Carnaval, o aumento da população nas cidades costeiras do sul da Bahia com a chegada de turistas e veranistas, aliado ao crescimento da demanda por pescados na região, intensificam a pressão sobre a área protegida, exigindo do ICMBio maior esforço para coibir práticas que comprometem o meio ambiente.

“A pesca √© totalmente proibida dentro dos limites do Parque. Infelizmente, durante o ver√£o as a√ß√Ķes de fiscaliza√ß√£o precisam ser refor√ßadas, pois h√° uma press√£o muito grande, tanto por conta dos pescadores locais, quanto por conta de turistas que praticam a pesca ilegal”, esclarece Repinaldo.

Durante a opera√ß√£o, foram apreendidas quatro embarca√ß√Ķes ‚Äď tr√™s lanchas r√°pidas utilizadas para ca√ßa submarina e uma embarca√ß√£o pesqueira de pequeno porte.

No total, 17 armas de ca√ßa submarina e 45 kg de pescados diversos foram apreendidos. Os respons√°veis pelas embarca√ß√Ķes foram autuados e responder√£o a um processo por infra√ß√£o ambiental junto ao ICMBio, que deve encaminhar ainda uma den√ļncia ao Minist√©rio P√ļblico.

Parque Nacional Marinho dos Abrolhos

Criado em 1983, o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos é formado por dois polígonos distintos, totalizando 91 mil hectares de áreas integralmente protegidas.

Um desses polígonos abrange o Recife das Timbebas, a cerca de sete milhas náuticas da costa entre os municípios de Prado e Alcobaça, que tem o objetivo de proteger integralmente uma porção significativa dos recifes costeiros da região dos Abrolhos.

Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade


Estimulamos o debate suadável. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato