Ibama apreende carga de cação capturada no Rio Grande do Sul – Portal Pesca Amadora Esportiva Ibama apreende carga de cação capturada no Rio Grande do Sul | Ibama apreende carga de cação capturada no Rio Grande do Sul – Portal Pesca Amadora Esportiva

Ibama apreende carga de cação capturada no Rio Grande do Sul

Ibama apreende carga de cacao azul em Itajai-RSUm carga de tubarão-azul foi apreendida pelo Ibama na manhã desta quinta-feira em Itajaí. Segundo informou os agentes do Ibama, os peixes foram capturados irregularmente na costa do Rio Grande do Sul, onde a pesca da espécie é considerada ilegal desde setembro do ano passado. A multa para a empresa Kowalsky, proprietária da embarcação, é de R$ 5 mil por peixe e deve chegar perto de R$ 900.000,00 mil no total.

Algumas espécies de cação tiveram a pesca proibida por decreto no Rio Grande do Sul porque são consideradas ameaçadas de extinção. Segundo James Bessa, analista ambiental do Ibama, a empresa alegou desconhecer as novas regras.

Monitoramento
A procedência irregular do cação foi descoberta porque barcos de pesca são monitorados à distância via radar, tanto pelo Ibama quanto pelo Ministério da Pesca. A Kowalsky também fez o procedimento legal de avisar com três dias com antecedência sobre o desembarque.

Segundo Bessa, caberá à Justiça decidir o que será feito com o cação recolhido. Ainda há 10 embarcações com o mesmo tipo de carga a caminho de Itajaí para descarregar, que também devem ser interceptados pelo Ibama.

A empresa Kowalsky ainda não se manifestou sobre o caso.

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato