Últimas Notícias

Pescadores fazem limpeza de rios e mangues em Cubat√£o-SP

Pescadores limpam rios mangues em Cubatao-SPUm grupo de pescadores de Cubatão realizou neste domingo (29) um mutirão de limpeza em rios e mangues da Cidade. Os participantes da iniciativa, liderada por Ionelson Brito da Silva, fazem isso próximo a lugares onde pescam.

Em fr√°geis barcos de alum√≠nio, os pescadores se embrenharam nos manguezais do quadril√°tero formado lateralmente pelas rodovias Imigrantes e Anchieta, e frontalmente pelas vilas Esperan√ßa e Natal, o S√≠tio S√≠tio Arqueol√≥gico do Cotia Par√° e os bols√Ķes Sete, Oito e Nove, onde fica o Jardim Nova Rep√ļblica, bairro onde todos moram.

“Como pescadores e cidad√£os sabemos da import√Ęncia da limpeza dos nossos rios e mangues para a sobreviv√™ncia das esp√©cies que ali vivem. Estamos apenas fazendo a nossa parte”, explica Nelson, como Ionelson prefere ser chamado. Ele √© um ex-trabalhador no polo industrial e hoje dono de botequim. Pesca por divers√£o.

Na campanha que iniciou h√° seis anos, ele e os amigos recolheram no primeiro ano 800 quilos de lixo formado principalmente por garrafas pet, peda√ßos de isopor de geladeiras e eletrodom√©sticos que as pessoas, nas favelas, jogam pelas janelas dos barracos. E muitos sacos pl√°sticos. ‚ÄúS√£o a pior praga, levam s√©culos para se desfazer. Mas os peixes e tartarugas e danificam os motores das embarca√ß√Ķes‚ÄĚ, conta.

Nelson acha que, ano a ano, em razão da campanha, o lixo tem diminuído. Neste domingo (29), até as 10 horas, haviam recolhido 30 sacos de lixo onde se destacavam embalagens plásticas de óleo de motor, indicativas de lançamento de resíduos de postos de combustível. E, exibida como troféu, um televisor modelo analógico. A expectativa era chegar a 400 quilos.

O lixo amontoado em sacos pretos na entrada do p√≠er ser√° recolhido na segunda-feira (30) pela Terracom, a servi√ßo da Prefeitura, gra√ßas √† iniciativa do jornalista Thiago Macedo, ‚Äúo Tortuga‚ÄĚ, e levado para o S√≠tio das Neves.

Jornal A Tribuna


Estimulamos o debate suadável. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato