Últimas Notícias

Acidente na Ultracargo j√° atinge a pesca em Cubat√£o-SP

Acidente com a ultracargo atinge pesca em Cubatao-SPA apreensão quanto à possibilidade de contaminação dos pescados capturados na região, após a explosão dos tanques de combustíveis da Ultracargo, no Polo Industrial da Alemoa, em Santos, acabou com as principais fontes de renda e subsistência dos profissionais da pesca que moram na Vila dos Pescadores, em Cubatão.

J√° prejudicados pelo Decreto Estadual n¬ļ 60.133, que pro√≠be a captura e venda dos caranguejos-u√ß√°s, eles agora ficaram sem as outras alternativas que tinham.

Embora n√£o haja uma proibi√ß√£o no que se refere √† pesca e comercializa√ß√£o das demais esp√©cies (o que caberia somente aos √≥rg√£os ambientais), a simples desconfian√ßa da popula√ß√£o, somada √† incerteza dos pr√≥prios pecadores em rela√ß√£o √† qualidade do pescado hoje, imp√īs um per√≠odo de f√©rias for√ßadas a todo setor ‚Äď e sem previs√£o de retorno.

Somente na Vila dos Pescadores, h√° cerca de 120 fam√≠lias nessa situa√ß√£o. √Č o caso de Andreia dos Santos Ferreira, de 42 anos, e de seu marido. ‚ÄúPor enquanto, a gente est√° se virando com um dinheirinho que tem guardado e com os peixes congelados, que foram pescados dias antes. A nossa grande preocupa√ß√£o √© com o que vir√°. Como a gente vai ficar daqui a mais uma semana, um m√™s? Se j√° tem gente passando necessidade agora, imagine depois?‚ÄĚ.

Ontem, acompanhada de outros pescadores, ela foi recebida no gabinete da prefeita Márcia Rosa e manifestou esta preocupação a representantes do Ministério da Pesca e da própria Administração cubatense.

Durante duas horas, foram discutidas formas de reduzir os prejuízos acumulados desde o início do incêndio. Só que nenhum resultado prático foi anunciado.

Apesar de o Ministério da Pesca sinalizar para a possibilidade de liberação de auxílios financeiros, isso não foi confirmado. E, mesmo que fosse, já é certo que muitos pescadores ficariam de fora, pois a informalidade ainda atinge boa parte desses profissionais.

‚ÄúInfelizmente, nem todos possuem registro‚ÄĚ, admite a l√≠der comunit√°ria e presidente da associa√ß√£o de pescadores do bairro, Marly Vicente.

Os produtos qu√≠micos que come√ßaram a ser utilizados ontem no combate ao fogo ‚Äď o p√≥ branco importado chamado de F500 ‚Äď tamb√©m s√£o motivos de preocupa√ß√£o para a prefeita de Cubat√£o.

‚ÄúMeu medo √© que isso possa aumentar ainda mais o comprometimento das √°guas. No caso da Vila dos Pescadores, elas passam debaixo dos barracos, o que pode causar transbordamentos e at√© mesmo riscos de explos√Ķes‚ÄĚ.

Críticas
M√°rcia Rosa voltou a criticar a postura da Cetesb e do gabinete de crise criado pelo Governo do Estado, no que se refere √† presta√ß√£o de informa√ß√Ķes sobre o caso. ‚Äú√Č uma situa√ß√£o absurda. At√© agora n√£o recebi qualquer relat√≥rio da Cetesb a respeito. Nem mesmo sobre o tal plano de evacua√ß√£o que tanto se falou nesses √ļltimos dias. A desinforma√ß√£o ainda √© muito grande‚ÄĚ.

A prefeita tamb√©m defendeu que a Ultracargo indenize as comunidades prejudicadas pelo inc√™ndio. ‚ÄúSe ela tem dinheiro para bancar um seguro de mais de R$ 550 milh√Ķes, tamb√©m deve ter s√≥ para reparar os danos ambientais que causou. N√£o √© o Poder P√ļblico que tem de arcar com isso‚ÄĚ.

A mesma tese tamb√©m foi defendida pelo coordenador de Pesca Artesanal Marinha, do Minist√©rio da Pesca, Josu√© Bezerra. ‚ÄúO dinheiro desse seguro pode tamb√©m ser usado para reparar esses danos. Por isso √© importante a participa√ß√£o do Ibama nesse processo‚ÄĚ, cobrou ele, acrescentando que o mesmo vale em rela√ß√£o √† necessidade de proibi√ß√£o, ou n√£o, da captura e comercializa√ß√£o de pescados.

‚ÄúO Minist√©rio da Pesca, assim como a Prefeitura, s√≥ pode alertar, orientar. S√≥ mesmo o Ibama ou a Cetesb, que s√£o √≥rg√£os ambientais, √© que podem proibir qualquer coisa nesse sentido‚ÄĚ, esclareceu Bezerra.

A Tribuna


Estimulamos o debate suadável. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato