Pescadores resgatam baleia presa em rede de pesca em Santa Catarina – Portal Pesca Amadora Esportiva Pescadores resgatam baleia presa em rede de pesca em Santa Catarina | Pescadores resgatam baleia presa em rede de pesca em Santa Catarina – Portal Pesca Amadora Esportiva

Pescadores resgatam baleia presa em rede de pesca em Santa Catarina

pescadores resgatam baleia presa em rede de pesca ilegal em Santa CatarinaUma baleia de aproximadamente sete metros de comprimento ficou presa a uma rede de pesca em uma praia de Penha, no Litoral Norte catarinense, na segunda-feira (15). Pescadores artesanais conseguiram salvar uma baleia que havia se enroscado em uma cultura de mariscos na Praia da Armação, em Penha, nesta segunda-feira. Segundo o relato dos pescadores era um filhote de cachalote, que provavelmente se enroscou nas cordas das boias quando procurava por alimentos junto à costa.

Os bombeiros de Piçarras e Barra Velha foram acionados por volta das 12h30 mas, ao chegarem no local, pescadores já haviam conseguido soltar o animal que, segundo a coorporação, aparentava ter de quatro a cinco meses de idade.

Ainda na segunda-feira, às 21h, os agentes foram acionados para soltar o animal que novamente estava preso. Porém, segundo o comandante dos bombeiros voluntários de Penha, Jhonny Coelho, por ser noite e estar escuro, os socorristas resolveram adiar a retirada do animal.

Às 6h desta terça-feira (16), os bombeiros voltaram ao local, mas a baleia já não estava mais lá. “Ela deve ter se soltado sozinha. Costumam ir a locais como esse porque tem peixes muito miúdos, e vão pra se alimentar”, explica Coelho.

Orientação
As redes chamadas de “feiticeiras” são utilizadas exclusivamente para a pesca de tainhas. Segundo o comandante, elas acabam capturando outros animais indevidamente, como pinguins.

Essa prática é ilegal e nem sequer é usada por pescadores. Como é dificil combater essas redes, o que pedimos é que as pessoas olhem a rede no mínimo três vezes ao dia, pra que não aconteça de ela capturar e prejudicar outros animais”, orienta o comandante.

Portal Guarda Sol e Globo.com

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato