Últimas Notícias

Ibama precisa receber denúncia formal para investigar caso de onças mortas no MT

Oncas pintada mortas por indios no MT 2Para investigar o caso das duas onças pintadas que aparecem mortas em uma fotografia juntamente com um suposto índio de Brasnorte (580 km de Cuiabá), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – Ibama/MT – precisa receber uma denúncia formalizada, protocolada na sede do órgão ou pelo Linha Verde, no 0800-618080, medida que ainda não foi tomada por parte de nenhuma pessoa até o momento.

O superintende substituto do Ibama/MT, Allan Valezi Jordane, informou ao jornal 24 Horas News, por telefone, na tarde desta sexta-feira (10), e explicou que índios tem prerrogativa para caça e pesca, prevista na Constituição.

Oncas pintada mortas por indios no MTMas, caso a morte de animais ocorram para fins econômicos pode caracterizar ilegalidade. “Não sei em que situação aconteceu o fato especifico. Além disso, não se pode investigar um caso que não foi denunciado, o Ibama precisaria de uma justificativa pra realizar o atendimento.

Como a Constituição prevê índios tem prerrogativas, e também a preservação da cultura e preservação indígenas e subsistência”, disse o superintende substituto por telefone.

Por fim, o interlocutor do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, ressaltou que o fato pode ser denunciado em qualquer unidade do Ibama no Estado de Mato Grosso.


Deixe o seu Comentário - Dúvidas e perguntas envie um email para contato@pescamadora.com.br