Últimas Notícias

Ibama prende índio e madeireiro por desmatamento em terra indígena no Pará

Ibama prende indio e madeireiro por desmatamento no ParaA fiscalização do Ibama realizou na quarta-feira passada (29/07), com apoio da Força Nacional de Segurança, a prisão de um índio e um madeireiro durante ação na Terra Indígena Menkragnoti. Os agressores portavam uma espingarda calibre 22, fizeram ameaças de morte aos agentes e tinham intenção de incendiar as viaturas. Dessa forma, os infratores foram detidos e encaminhados para Delegacia de Novo Progresso para apuração criminal.

O conflito aconteceu em decorrência de operação na região contra roubo de madeira executado por madeireiros com consentimento de uma minoria de índios que são cooptados pelo crime. O Ibama detectou a ocorrência de corte seletivo no interior da terra indígena por meio do monitoramento via satélite de imagens em alta resolução.

A fiscalização encontrou no local cerca de 300 toras de madeira, oito ramais (estradas clandestinas feitas pelos infratores no interior da floresta), oito acampamentos, e um caminhão que seria carregado.

O diretor de Proteção Ambiental do Ibama, Luciano Evaristo, explicou que o trabalho do órgão é realizado com apoio de lideranças do povo indígena kayapó, que defendem as terras Baú e Menkragnoti. A fiscalização continuará com as operações no eixo da BR-163 com objetivo de inibir os crimes ambientais dentro das terras públicas da União, e assim garantir a integridade da floresta.

Segundo as apurações dos agentes ambientais, o produto florestal ilegal apreendido abastecia as madeireiras de Castelo dos Sonhos e Cachoeira da Serra, no Pará.

Rodrigo Santori – Ascom/Ibama

Kalua Barco Hotel


Estimulamos o debate suadável. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato