Mortandade de Piraíbas no Rio Teles Pires é denunciada – Portal Pesca Amadora Esportiva Mortandade de Piraíbas no Rio Teles Pires é denunciada | Mortandade de Piraíbas no Rio Teles Pires é denunciada – Portal Pesca Amadora Esportiva

Mortandade de Piraíbas no Rio Teles Pires é denunciada

Mortandade de Piraibas no Rio Teles Pires e denunciadaDesde a noite de domingo, 20 de setembro começaram a se espalhar vídeos e fotos de muitos peixes mortos no Rio Teles Pires, região que era conhecida como Corredeiras das Sete Quedas onde agora está em fase de conclusão da usina Hidrelétrica Teles Pires, em Paranaíta.

Joel Datena, apresentador do programa de pesca Coração de Pescador, foi um dos primeiros a divulgar as imagens de piraíbas mortas e cobrar uma explicação dos responsáveis pela usina Hidrelétrica.

Cadê o Ministério Público do Meio Ambiente?. Cadê o Ibama? Será que esse crime não é visto por ninguém?”, desabafou o empreendedor falando sobre números e espécies mortas. “Eu vi umas 15 piraíbas mortas, mas conversamos com outras embarcações e acredito que tranquilamente em três dias foram mais de 100. A piraíba é um peixe em extinção.

Mortandade de Piraibas no Rio Teles Pires e denunciada 3Nós somos pescadores esportivos, que pegamos e soltamos. Agora, e para quem mata desse jeito, não é feito nada?”, questiona o empresário explicando durante o final de semana que estava lá, um juiz, um advogado e um dentista estavam entre os clientes da pousada, que testemunharam o crime ambiental. “Todos viram e a gente filmou, tiramos fotos. Já enviamos para a mídia nacional também, para o Ministério Público em Brasília. Queremos que seja feito alguma coisa. Mas não pode continua assim, essa mortandade de peixe.

Não é só piraíba, tem outras espécies como caparari ,tambaqui, Matrinchã. São muitos”, revela. Marcos Moser disse que a proibição de pescadores próximos à usina pode significar um fato importante: “eles dizem que não pode pescar ali porque é perigoso. Mas acreditamos que na verdade eles não querem gente ali perto para que não possamos ver tantos peixes mortos.

Mortandade de Piraibas no Rio Teles Pires e denunciada 2Olha só, quando estávamos lá logo apareceu um barco com pessoal deles. Tínha uma equipe recolhendo os peixes mortos e chegamos bem na hora, registramos piraíba grande no barco e outros peixes desciam o rio boiando ,com sinais de mutilação, possivelmente da turbina”, analisou.

Outro lado
A coordenação da Usina Hidrelétrica Teles Pires recebeu também o material e prometeu assim que analisar, se explicar sobre a situação.

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato