Últimas Notícias

MPA lança 1º Campeonato Brasileiro de Pesca Esportiva

MPA e Anepe lancam 1 campeonato de pesca esportivaO ministro da Pesca e Aquicultura (MPA), Helder Barbalho, disse que o 1º Campeonato Brasileiro de Pesca Esportiva, lançado nesta segunda-feira (31), em São Paulo, contribuirá para o crescimento econômico do país. A atividade movimenta anualmente cerca de US$ 40 bilhões somente nos Estados Unidos e tem tudo para dar certo no Brasil. “A pesca esportiva é uma atividade econômica emergente, que gera milhões de reais na indústria, comércio e prestação de serviços. E cresce a cada dia”, afirmou em seu discurso.

Helder citou os números que a atividade já produz. De acordo com ele, há mais de 20 indústrias de iscas artificiais e 58 fabricantes de embarcações para águas interiores e 26 para uso costeiro e oceânico, específicos para pesca esportiva. Além disso, existem 1.500 marinas e iates clubes, cerca de 4.000 lojas de material náutico e de pesca esportiva, abastecidas por mais de 20 grandes importadoras de insumos. “Só neste elo, a cadeia gera mais de 50 mil empregos diretos e 100 mil empregos indiretos”, destacou.

Outra característica da pesca esportiva é capacidade de interiorizar o desenvolvimento. O campeonato brasileiro começa em Presidente Epitácio e prevê etapas em cidades distantes dos grandes centros. “O que vai nos levar a estruturar destinos e qualificar profissionais, como é o caso específico do condutor de turismo de pesca, por meio do Pronatec”, ressaltou.

Slogam MPA para a pesca esportivO ministro destacou que o condutor de turismo de pesca é o principal profissional da pesca esportiva e que teve no governo da presidenta Dilma Rousseff os seus direitos trabalhistas garantidos. Só no estado do Amazonas existem em torno de 120 embarcações que absorvem cerca de 2.000 condutores de pesca. Em todo País são mais de 60 mil profissionais.

A primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Pesca Esportiva começa no dia 18 e vai até o dia 22 de novembro na cidade de Presidente Epitácio, interior de São Paulo. Segundo o presidente da Associação Nacional de Ecologia e Pesca Esportiva (Anepe), Helcio Honda, o certame está baseado no sistema pesque e solte. “O peixe para consumo é o que vem da aquicultura”, afirmou.

Serviço:
Nesta primeira etapa estão disponíveis 300 vagas e as inscrições começam 14 de setembro pelo site: http://anepe.org.br/presidenteepitacio/

MPA РMinist̩rio da Pesca e Aquicultura


Deixe o seu Comentário - Dúvidas e perguntas envie um email para contato@pescamadora.com.br