Últimas Notícias

Extinção do Ministério da Pesca causará colapso no setor dizem pescadores

pescador artesanal lancando rede de pescaRepresentantes de pescadores de S√£o Paulo, Cear√°, Alagoas, Piau√≠ e Amazonas alertaram para o colapso do setor com a extin√ß√£o do Minist√©rio da Pesca. O tema foi debatido nesta quarta, dia 28, em audi√™ncia p√ļblica na comiss√£o mista que analisa a Medida Provis√≥ria da Reforma Ministerial (MP 696/15).

A MP faz parte do pacote fiscal, com o qual o governo espera elevar a arrecada√ß√£o federal em 2016, diminuir gastos p√ļblicos e fazer economia com maior super√°vit prim√°rio. Uma das reformas em pauta √© a extin√ß√£o do Minist√©rio da Pesca, que ser√° incorporado ao Minist√©rio da Agricultura, Pecu√°ria e Abastecimento (Mapa).

O presidente da Associação de Pescadores de São Paulo, Edvando Soares, reconhece as deficiências do ministério, mas acredita que a pasta, criada em 2009, é uma conquista da categoria.

“Se comparado a outros minist√©rios, (o Minist√©rio da Pesca) tem bem menos recursos e faltam profissionais capacitados para dialogar com os pescadores e conhecer suas demandas. N√£o adianta ir para a mans√£o do vizinho, que n√£o √© minha. O que a gente quer √© a nossa casa ‚Äď reivindicou”.

Pesca artesanal no litoral brasileiroO sindicalista também atribuiu os problemas do setor pesqueiro paulista à prevalência de afinidades políticas na gestão.

A pesca está em petição de miséria em São Paulo, porque cada superintendente quer ver seu lado, seu interesse político,disse. Soares defende que o especialista em pesca trabalhe na margem do rio, em contato com as famílias.

Visão política

O deputado Padre Jo√£o (PT-MG) acredita que a demanda dos pescadores artesanais seria melhor atendida dentro do Minist√©rio de Desenvolvimento Agr√°rio, cujas pol√≠ticas p√ļblicas alcan√ßam os trabalhadores artesanais.

O fim do ministério já é um retrocesso, uma perda. E se a pescaria artesanal ficar no Ministério da Agricultura, o prejuízo será maior, porque seriam perdidas as demandas do setor. O mais certo seria manter apenas a pescaria industrial no Ministério da Agricultura, finalizou.

Canal Rural

Kalua Barco Hotel


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato