Governo prorroga proibição da pesca ao mero por mais 8 anos – Portal Pesca Amadora Esportiva Governo prorroga proibição da pesca ao mero por mais 8 anos | Governo prorroga proibição da pesca ao mero por mais 8 anos – Portal Pesca Amadora Esportiva

Governo prorroga proibição da pesca ao mero por mais 8 anos

Mero especie ameacada de extincaoO Ministério da pesca determinou a proibição da pesca do mero (EpinephelusIitajara) por mais oito anos por meio da portaria interministerial n° 13 publicada nessa terça-feira (6). A sua captura foi proibida pela primeira vez em 2002 pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) sobre a PORTARIA Nº 121, DE 20 DE SETEMBRO DE 2002 e desde então, vinha sendo prorrogado.

O Mero ainda consta na lista de espécies em extinção no Brasil e com a nova prorrogação, prevalece a proibição de pesca em território nacional e qualquer um que infringir a lei além de pagar multa, pode ser preso e ter o cancelamento de seus cadastros, autorizações, inscrições, licenças, permissões ou registros da atividade pesqueira.

Sobre o Mero
O mero (Epinephelus itajara) é um peixe marinho da família Serranidae e vive em águas tropicais e subtropicais do Oceano Atlântico, desde a costa da Flórida (EUA) até o Sul do Brasil. Quando jovem, vive em baías e estuários – ambientes aquáticos de transição entre rio e mar – para ficar mais protegido. Ele pode chegar a dois metros de comprimento e passar dos 250 kg.

mero em extincao no brasilJá na fase adulta, opta pelos ambientes rochosos, onde consegue se camuflar, por causa da sua coloração rajada, com marcas aleatórias pelo corpo. Gosta também de viver nos manguezais próximos a recifes e barcos naufragados, que possuem ampla oferta de tocas para se proteger. A espécie habita regiões marinhas de até 100 metros de profundidade.

O mero alimenta-se, preferencialmente, de crustáceos, como camarões e lagostas; porém também fazem parte de sua dieta peixes e polvos. Estudos indicam que já foram encontradas até tartarugas no estômago de alguns meros. Com relação à reprodução, sua maturação sexual é tardia, ocorrendo após o peixe atingir pelo menos um metro de comprimento e sete anos de idade, sendo que a espécie pode viver até 40 anos.

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato