Últimas Notícias

ABAPE elabora petição e denuncia pesca predatória no extremo sul da Bahia

abape-associacaobaiana-de-pesca-esportivaA Associa√ß√£o Baiana de Pesca Esportiva (Abape), sediada em Ilh√©us, est√° recolhendo assinaturas para uma peti√ß√£o p√ļblica, onde ser√° denunciado ao minist√©rio do Meio Ambiente, Mapa, Ibama, secretaria estadual do Meio Ambiente e Inema, a pr√°tica de pesca predat√≥ria no extremo sul da Bahia, nas regi√Ķes estuarias, ambiente de transi√ß√£o entre o rio e o mar.

De acordo com a den√ļncia, presencia-se diariamente, pescadores vindo do Esp√≠rito Santo e Minas Gerais, sa√≠rem dos pontos de pesca dos munic√≠pios baianos de Alcoba√ßa, Nova Vi√ßosa, Caravelas (inclusive dentro da Resex de Cassurub√°) e Mucuri, com as embarca√ß√Ķes abarrotadas de robalos peva/flecha, pescada amarela, pichima, filhotes de dent√£o, mero e outras esp√©cies, em sua maioria, capturados em tamanhos fora da medida m√≠nima para abate, em total desconformidade com lei federais e instru√ß√Ķes normativas do Minist√©rio P√ļblico Ambiental e minist√©rio do Meio Ambiente.

>>>>>> CLIQUE AQUI E ASSINE A PETIÇÃO <<<<<<

Segundo o artigo 06 da instru√ß√£o normativa n√ļmero 09, do MPA e MMA, o limite de captura e transporte, de esp√©cies com finalidade de consumo pr√≥prio, por pescador amador, √© de 10kg, mais um exemplar para pesca em √°guas continentais e estuarinas, e 15kg mais um exemplar para pesca em √°guas marinhas, observando-se as demais normas que estabelecem tamanhos m√≠nimos de captura e listas de esp√©cies proibidas.

Pesca extrativista de roblo em Barra Velha - SCA Abape afirma que, além da captura acima da cota, e do desrespeito às medidas para abate, a invasão desses pescadores amadores, vem provocando atritos com os pescadores artesanais da região, pois os primeiros, com lanchas, enroscam seus anzóis nas redes e as danificam.

‚ÄúDesnecess√°rio enfatizar os enormes reflexos negativos que a conduta desses pescadores amadores causaram e est√£o a causar no turismo de pesca da regi√£o, sobretudo, na pesca esportiva (os amadores que se enquadram na filosofia do pesque e solte) e artesanal‚ÄĚ, ressalta o presidente da Abape, Luiz Mendes Filho.

Preservacao do RobaloEle afirma que o problema se agravará com o desastre ambiental no rio Doce, pois é impraticável a pesca amadora naquele local, bem como em toda região estuarina capixaba atingida. Têm-se como certa a ida em massa desses pescadores para o extremo sul baiano, o que por si só terá uma influência drástica na redução dos estoques pesqueiros naquele local.

‚ÄúDessa forma, clama-se com urg√™ncia que o minist√©rio da Pesca e Aquicultura, minist√©rio do Meio Ambiente e secretaria de Meio Ambiente do Estado da Bahia, atrav√©s dos seus √≥rg√£os executivos promovam a efetiva atividade fiscalizat√≥ria, mediante, abordagens nos postos fiscais, sanit√°rios, policiais e nos pontos de pesca‚ÄĚ, √© ressaltado na peti√ß√£o.


Loja Roupas de Pesca


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato