Últimas Notícias

Chuva eleva nível do Rio Mogi Guaçu e favorece piracema em Pirassununga-SP

Chuva eleva nivel do Rio Mogi Guacu e favorece piracema em Pirassununga-SP 2Com as chuvas na √ļltima semana, o n√≠vel do Rio Mogi Gua√ßu subiu 1,5 metro na regi√£o de Cachoeira de Emas, em Pirassununga (SP), o que tem facilitado a migra√ß√£o dos peixes para a reprodu√ß√£o. Apesar do cen√°rio positivo, devido a seca dos anos anteriores ainda deve demorar cerca de tr√™s anos para o n√ļmero de peixes voltar ao normal.

Do meio do ano para c√°, o volume de chuva j√° √© quase 70% maior do que a m√©dia registrada para o segundo semestre. Somente neste m√™s de novembro foram 200 mil√≠metros, situa√ß√£o bem diferente dos √ļltimos dois anos quando o rio enfrentou uma das piores secas da hist√≥ria.

O pesquisador Fábio Sussel, da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), disse que o aumento do volume da água é importante por dois motivos.

Primeiro porque os peixes precisam desse volume de água para conseguir nadar e fazer o processo de migração, segundo, após a reprodução é necessário ter um bom volume de água para que ela transborde para as lagoas marginais e ali ocorra o desenvolvimento das larvinhas, quando então os peixes retornam para o Rio Mogi.

Desova
Chuva eleva nivel do Rio Mogi Guacu e favorece piracema em Pirassununga-SPDevido √† atual situa√ß√£o, o pesquisador disse acreditar que o per√≠odo de desova ser√° melhor que os anteriores. “Ap√≥s tr√™s anos de piracemas pouco eficientes, finalmente tudo indica que teremos uma boa fase, tanto no aspecto de ter bastante peixe em reprodu√ß√£o quanto de efici√™ncia na sobreviv√™ncia dessas larvas para a recupera√ß√£o dos estoques pesqueiros nos pr√≥ximos anos”.

Mais de 80 espécies se reproduzem no rio e muitos já estão prontos para a desova. Aos poucos, a vida volta ao normal em um dos principais berçários de peixes de água doce do país.

Portal G1 – Globo.com


Deixe o seu Comentário - Dúvidas e perguntas envie um email para contato@pescamadora.com.br