Últimas Notícias

Chuva eleva nível do Rio Mogi Guaçu e favorece piracema em Pirassununga-SP

Chuva eleva nivel do Rio Mogi Guacu e favorece piracema em Pirassununga-SP 2Com as chuvas na última semana, o nível do Rio Mogi Guaçu subiu 1,5 metro na região de Cachoeira de Emas, em Pirassununga (SP), o que tem facilitado a migração dos peixes para a reprodução. Apesar do cenário positivo, devido a seca dos anos anteriores ainda deve demorar cerca de três anos para o número de peixes voltar ao normal.

Do meio do ano para cá, o volume de chuva já é quase 70% maior do que a média registrada para o segundo semestre. Somente neste mês de novembro foram 200 milímetros, situação bem diferente dos últimos dois anos quando o rio enfrentou uma das piores secas da história.

O pesquisador Fábio Sussel, da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), disse que o aumento do volume da água é importante por dois motivos.

Primeiro porque os peixes precisam desse volume de água para conseguir nadar e fazer o processo de migração, segundo, após a reprodução é necessário ter um bom volume de água para que ela transborde para as lagoas marginais e ali ocorra o desenvolvimento das larvinhas, quando então os peixes retornam para o Rio Mogi.

Desova
Chuva eleva nivel do Rio Mogi Guacu e favorece piracema em Pirassununga-SPDevido à atual situação, o pesquisador disse acreditar que o período de desova será melhor que os anteriores. “Após três anos de piracemas pouco eficientes, finalmente tudo indica que teremos uma boa fase, tanto no aspecto de ter bastante peixe em reprodução quanto de eficiência na sobrevivência dessas larvas para a recuperação dos estoques pesqueiros nos próximos anos”.

Mais de 80 espécies se reproduzem no rio e muitos já estão prontos para a desova. Aos poucos, a vida volta ao normal em um dos principais berçários de peixes de água doce do país.

Portal G1 – Globo.com

Kalua Barco Hotel


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato