Em meio a lama do Rio Doce nova espécie de peixe é notada por pesquisadores – Portal Pesca Amadora Esportiva Em meio a lama do Rio Doce nova espécie de peixe é notada por pesquisadores | Em meio a lama do Rio Doce nova espécie de peixe é notada por pesquisadores – Portal Pesca Amadora Esportiva

Em meio a lama do Rio Doce nova espécie de peixe é notada por pesquisadores

Em meio a lama do Rio Doce nova especie de peixe e notada por pesquisadorEm meio ao caos ambiental da onda de lama no rio Doce, pesquisadores podem ter achado uma boa notícia: uma nova espécie de peixe. A descoberta foi feita no último lote de peixes resgatados do rio antes da chegada da lama em Linhares (ES), na sexta-feira (20).

Segundo o pesquisador Marcelo Polese, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), seria uma nova espécie do gênero Brycon, parecida com a piabanha (Brycon opalinus), espécie rara do rio Doce.

Polese e outros pesquisadores que participaram do esforço de resgate de peixes nativos do rio notaram que o formato do corpo do animal era um pouco diferente e que ele não tinha uma pinta preta característica na cauda. Resolveram olhar mais de perto e concluíram se tratar de uma nova espécie – hipótese que ainda precisará ser confirmada.

Os pesquisadores estão ainda coletando peixes mortos após a chegada da lama para ter uma ideia de como os sedimentos estão afetando os peixes.

O Rio Doce possui mais de 70 espécies nativas de peixes, mas a maior parte da sua biomassa é de espécies exóticas, como o dourado, a tilápia e a carpa. Quer dizer: se você pegasse todos os peixes do rio e os colocasse numa balança, os peixes exóticos pesariam muito mais do que os nativos — sinal de um desequilíbrio ecológico.

Jornal O Estado de São Paulo

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato