Últimas Notícias

PMA apreende mais de uma tonelada de tucunarés em Barcelos-AM

Barco e apreendido com mais de uma tonelada de tucunares em Barcelos-AM 2Na tarde desta segunda-feira (16) O Batalhão Ambiental da Policia Militar e a SEMMAS – Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Barcelos, apreenderam uma (1) embarcações tipo “Gelador” com cerca de duas(2) toneladas de peixes Tucunarés.

Segundo informações colhidas, a Denúncia foi feita pelos Operadores de Turismo, que informaram que duas embarcações estavam cheias de tucunarés nos Rios Arirarrá e Negro. O Batalhão Ambiental da Policia Militar apreendeu o pescado com base na Portaria Municipal nº 001/2015 e Decreto Estadual nº 31.151.

Na delegacia o proprietário afirmou que o pescado não seria vendido em Barcelos e que seria entregue a um frigorífico localizado no Município de Novo Airão.

Barco e apreendido com mais de uma tonelada de tucunares em Barcelos-AMFoi instaurado o procedimento contra o proprietário do Barco na polícia civil que apreendeu o pescado e os apetrechos de pesca e deixou sobre os cuidados do Secretario da SEMMAS, que provavelmente doará os peixes as escolas municipais ou a população carentes do Bairros de Barcelos.

O segundo Barco não foi encontrado e possivelmente conseguiu passar pela fiscalização com destino a Novo Airão.

Esse incidente traz à tona uma discussão antiga entre os Pescadores Comerciais, Pescadores Esportivos e a população local na região do Rio Negro, especificamente em Barcelos. O assunto já foi tema de acalorados debates em que as 3 partes interessadas apresentaram suas argumentações.

Barco e apreendido com mais de uma tonelada de tucunares em Barcelos-AM 3Josely de Macedo, promete entrar na briga para que a lei seja para todos segundo informou ao Barcelos na NET. “O decreto do governo do estado não proíbe a comercialização do tucunaré para a região, mas o Secretário Municipal do Meio Ambiente Roberto Leopoldino (Betão) estabeleceu defeso por três anos para o tucunaré e não revogou a portaria ilegal dele.

Estou constituindo um advogado e vou entrar na justiça para que a Secretaria de Meio Ambiente também prenda os turistas por infringirem a Lei, porque defeso de uma espécie e num mesmo rio e só para um segmento é isso é uma afronta”. Disse Josely.

Confira abaixo as Portarias e Decretos:

  • Portaria nº 001/2015 de 15 de janeiro de 2015 e . Que estabelece normas de pesca no período de 3 anos do tucunaré no Arquipélago de Mariuá.
  • Decreto Estadual nº 31.151 de 06 de abril de 2011. Onde fica estabelecido a proibição de de atividades de pesca comercial do tucunaré na área da Bacia do Rio Negro.

Por outro lado o Ministérios da Agricultura (MAPA) e do Meio Ambiente (MMA) suspenderam dez normas de proibição à pesca no período de reprodução de peixes (o chamado defeso) em várias bacias hidrográficas do país, incluindo a Bacia do Rio Amazonas. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União, vale por 120 dias, prorrogáveis por mais 120.

Barcelos na Net.Com


Loja Roupas de Pesca


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato