Polícia Federal realiza operação contra a pesca predatória no Rio Paraná – Portal Pesca Amadora Esportiva Polícia Federal realiza operação contra a pesca predatória no Rio Paraná | Polícia Federal realiza operação contra a pesca predatória no Rio Paraná – Portal Pesca Amadora Esportiva

Polícia Federal realiza operação contra a pesca predatória no Rio Paraná

PF realiza operacao contra a pesca predatoria no Rio Parana 4A Polícia Federal realizou nesta quarta-feira (25), em São Paulo e no Mato Grosso do Sul, a “Operação PREA”, com o objetivo de dar cumprimento a 44 ordens judiciais expedidas pela Justiça Federal, a fim de desarticular uma associação criminosa voltada à prática de pesca predatória em larga escala nas proximidades da Usina Hidrelétrica Engenheiro Sérgio Motta, no Rio Paraná.

Segundo a polícia, a investigação teve início em abril deste ano, sendo apurado que diversos pescadores dos municípios de Rosana (SP) e Três Lagoas (MS) se associaram para praticarem a pesca nos arredores da barragem, no perímetro cuja exploração da atividade pesqueira é terminantemente proibida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), especialmente no entorno da escada de transposição de peixes edificada no local com a finalidade de viabilizar a reprodução das espécies presentes no Rio Paraná.

PF realiza operacao contra a pesca predatoria no Rio Parana 2Ainda de acordo com a Polícia Federal, além de atuarem em área interditada para a pesca, os envolvidos utilizavam ferramentas não permitidas pela legislação, agindo com seus rostos encobertos, com embarcações sem qualquer tipo de sinal identificador e com capas cobrindo os respectivos motores, com o intuito de evitarem tanto sua identificação pessoal quanto dos barcos utilizados na ação ilegal.

Conforme o levantamento realizado, eram capturados mais de 1.000 quilos de peixes diariamente, sendo que os pescados eram transportados até Presidente Epitácio, de onde eram enviados para outros estados.

PF realiza operacao contra a pesca predatoria no Rio Parana 3Também segundo a polícia, o grupo criminoso ainda corrompeu algumas pessoas que prestam serviço à usina hidrelétrica, “mediante o recebimento de vantagens”, para que atuassem como “olheiros”, os alertando sobre a presença de forças policiais para que conseguissem escapar da fiscalização.

No decorrer dos trabalhos foram realizadas incursões nas imediações da hidrelétrica que terminaram com prisões em flagrante e na apreensão de embarcações, motores de popa, aproximadamente 10,5 metros de comprimento de redes de emalhar, arbaletes, arpões, trajes de mergulho, espinhéis e máscaras, entre outros materiais utilizados na atividade irregular. Foram apreendidos ainda, cerca de 1,5 mil quilos de peixes capturados de forma ilícita, os quais foram doados a instituições com fins beneficentes.

PF realiza operacao contra a pesca predatoria no Rio ParanaConforme a polícia, cerca de 120 policiais federais estão cumprindo 18 mandados de condução coercitiva, 25 mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão temporária nos municípios de Rosana, Presidente Epitácio e Três Lagoas. Durante os procedimentos das buscas estão sendo apreendidos os restantes das embarcações e os petrechos utilizados na pesca predatória. O caminhão utilizado no transporte dos peixes para outros estados, também será apreendido.

Os envolvidos foram conduzidos até a Delegacia de Polícia Federal em Presidente Prudente, onde foram formalmente indiciados por associação criminosa, pesca predatória, falsidade ideológica e uso de documento falso e em seguida encaminhados para uma unidade prisional da região.

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato