Rio São Francisco recebe mais 50.000 alevinos em Piumhi-MG – Portal Pesca Amadora Esportiva Rio São Francisco recebe mais 50.000 alevinos em Piumhi-MG | Rio São Francisco recebe mais 50.000 alevinos em Piumhi-MG – Portal Pesca Amadora Esportiva

Rio São Francisco recebe mais 50.000 alevinos em Piumhi-MG

Rio Sao Francisco recebe mais 50.000 alevinos em Piumhi-MG 3Em uma ação conjunta entre o  Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Piumhi e a Companhia de Desenvolvimentos dos Vales dos Rios São Francisco e Parnaíba (CODEVASF) foi realizado na quinta (12), o repeixamento do rio São Francisco com a soltura de 50 mil espécimes das variedades matrinxã, piapara e corimbatá-piôa.

A ação ocorreu uma semana após o SAAE realizar outro peixamento no dia (7), quando 8.000 alevinos foram inseridos em um trecho do Rio São Francisco conhecido como “balsa”, um local de travessia que liga Piumhi ao município de Bambuí.

Rio Sao Francisco recebe mais 50.000 alevinos em Piumhi-MG 2Na mobilização, realizada nas imediações da Ponte São Leão, tudo correu bem e os peixes foram soltos com segurança e sem qualquer prejuízo”, garantiu o diretor-executivo diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE de Piumhi, Eduardo de Assis, vinculado à prefeitura do município.

A ação da Codevasf é muito relevante para a região. “Os peixamentos realizados pela Codevasf são muito importantes, especialmente, porque nós temos um número muito grande de pescadores que sobrevivem da pesca”, salienta.

“A gente faz a recomposição da ictiofauna dos rios pensando na melhoria da biodiversidade das espécies de peixes nativas presentes na bacia e, também, vislumbrando a melhoria do estoque pesqueiro presente nos cursos d’água dos rios”, explica o biólogo Edson Vieira Sampaio, chefe do Centro Integrado.

Rio Sao Francisco recebe mais 50.000 alevinos em Piumhi-MGEm Piumhi, a atividade é fruto de uma parceria da Codevasf com a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). Em 2015, a Codevasf já registra mais de 1,2 milhão de alevinos produzidos nos Centros Integrados de Três Marias e Gorutuba. Ao todo, foram realizados 12 peixamentos.

Das demais dezenas de milhares de corimbas-zulega recriadas na Estação de Tratamento de Água (ETA) no bairro Nova Piumhi e que ainda restam, o SAAE anunciou que irá destinar 5 mil para revitalização dos cardumes do ‘Velho Chico’ no município de Vargem Bonita, marcada para o sábado, 21 e ainda programar outra soltura com o restante dos estoques, num total aproximado de 100 mil peixes.

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato