SAAE realiza soltura de 8.000 alevinos no Rio São Francisco em Piumhi-MG – Portal Pesca Amadora Esportiva SAAE realiza soltura de 8.000 alevinos no Rio São Francisco em Piumhi-MG | SAAE realiza soltura de 8.000 alevinos no Rio São Francisco em Piumhi-MG – Portal Pesca Amadora Esportiva

SAAE realiza soltura de 8.000 alevinos no Rio São Francisco em Piumhi-MG

SAAE realiza soltura de 8.000 alevinos no Rio Sao Francisco em Piumhi-MGNa manhã deste sábado (7), o SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) de Piumhi, no centro-oeste de Minas Gerais, realizou a soltura de 8.000 alevinos de curimba zulega e pacu em um trecho do Rio São Francisco conhecido como “balsa”, um local de travessia que liga Piumhi ao município de Bambuí.

A ação faz parte da iniciativa de revitalização e repovoamento de espécies nativas do Rio São Francisco, promovida pela empresa que administra o saneamento da cidade, com a participação da população local.

A soltura foi acompanhada por funcionários da empresa, com o apoio de pescadores artesanais e populares residentes na região. Segundo disse o pescador José Antônio Santana, essa é a primeira de muitas outras ações que serão realizadas em vários pontos do rio. Ainda segundo ele, já no dia (12) desse mês, a CEMIG realizará a soltura de mais 80.000 alevinos, sendo 20.000 matrinxãs, 20.000 curimbas pioa, 20.000 piaparas e mais 20.000 piaus na ponte do São Leão, entre Piumhi e Bambuí.

SAAE realiza soltura de 8.000 alevinos no Rio Sao Francisco em Piumhi-MG 2O Rio São Francisco sofre com a falta de chuvas e o baixo nível do rio ao longo do ano prejudicou a pesca na região. Nesse trecho, já é raro se conseguir fisgar espécies como pintado, dourado e pacu, a matrinxã por exemplo, é um peixe quase extinto no rio.

A intenção é recompor a bacia com espécies e com a conscientização e o apoio de quem depende da pesca, o rio volte a ser um local de muitos peixes e com grandes exemplares que possam se reproduzir no futuro.

A pesca na bacia do São Francisco está fechada para o defeso da piracema desde o dia 1° e permanecerá até 28 de fevereiro de 2016.

ASSISTA O VÍDEO NO MOMENTO DA SOLTURA

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato