Últimas Notícias

IAP apreende 1.500m de redes e 500m de espinheis nos rios Ivaí e Paraná

IAP apreende 1.500m de redes e 500m de espinheis nos rios Ivai e ParanaFiscais do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) fizeram uma ação integrada de fiscalização de pesca no período da piracema, que proíbe a peca de espécies nativas na época de reprodução. As atividades terminaram neste fim de semana, mas aconteceram durante toda a semana e envolveram os escritórios regionais do instituto de Cianorte, Campo Mourão, Toledo e Umuarama.

A fiscaliza√ß√£o percorreu os rios Iva√≠ e Paran√°, passando pelos munic√≠pios de Rondon, Guaporema, Cidade Ga√ļcha, Tapira, Douradina, Ivat√©, Icara√≠ma e Alto Para√≠so.

Foram recolhidas oito cordas de espinhel com aproximadamente 500 metros de comprimento, 35 anzóis e cerca de 1500 metros de redes com diversas malhas armadas. Os equipamentos eram usados em desacordo com o permitido pelas normas ambientais.

IAP apreende 1.500m de redes e 500m de espinheis nos rios Ivai e Parana 2De acordo com os fiscais, os materiais apreendidos demonstram a m√° inten√ß√£o das pessoas que desrespeitam o per√≠odo de reprodu√ß√£o dos peixes e de restri√ß√£o √† pesca. ‚ÄúPercebemos um aumento na apreens√£o de materiais utilizados por pessoas que est√£o armando seus materiais ao entardecer para serem retirados na madrugada, uma tentativa de burlar a fiscaliza√ß√£o. Vamos trabalhar para eliminar essa pr√°tica com fiscaliza√ß√£o peri√≥dica em toda regi√£o‚ÄĚ, afirmou o chefe regional do IAP em Cianorte, Antonio Carlos Cavalheiro Moreto.

Al√©m dos materiais apreendidos, tamb√©m foram feitas abordagens a outras embarca√ß√Ķes que estavam nos rios para orientar quanto √† legisla√ß√£o de pesca em √©poca de Piracema.

PENALIDADE
A pessoa que for flagrada pescando em desacordo com as restri√ß√Ķes determinadas pela portaria ser√° enquadrada na lei de crimes ambientais. A multa √© de cerca de R$ 700 por pescador e mais de R$ 20 por quilo de pescado. Al√©m disso, os materiais de pesca, como varas, redes e embarca√ß√Ķes, podem ser apreendidos pelos fiscais.

IAP-PR


Deixe o seu Comentário - Dúvidas e perguntas envie um email para contato@pescamadora.com.br