IAP apreende 1.500m de redes e 500m de espinheis nos rios Ivaí e Paraná – Portal Pesca Amadora Esportiva IAP apreende 1.500m de redes e 500m de espinheis nos rios Ivaí e Paraná | IAP apreende 1.500m de redes e 500m de espinheis nos rios Ivaí e Paraná – Portal Pesca Amadora Esportiva

IAP apreende 1.500m de redes e 500m de espinheis nos rios Ivaí e Paraná

IAP apreende 1.500m de redes e 500m de espinheis nos rios Ivai e ParanaFiscais do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) fizeram uma ação integrada de fiscalização de pesca no período da piracema, que proíbe a peca de espécies nativas na época de reprodução. As atividades terminaram neste fim de semana, mas aconteceram durante toda a semana e envolveram os escritórios regionais do instituto de Cianorte, Campo Mourão, Toledo e Umuarama.

A fiscalização percorreu os rios Ivaí e Paraná, passando pelos municípios de Rondon, Guaporema, Cidade Gaúcha, Tapira, Douradina, Ivaté, Icaraíma e Alto Paraíso.

Foram recolhidas oito cordas de espinhel com aproximadamente 500 metros de comprimento, 35 anzóis e cerca de 1500 metros de redes com diversas malhas armadas. Os equipamentos eram usados em desacordo com o permitido pelas normas ambientais.

IAP apreende 1.500m de redes e 500m de espinheis nos rios Ivai e Parana 2De acordo com os fiscais, os materiais apreendidos demonstram a má intenção das pessoas que desrespeitam o período de reprodução dos peixes e de restrição à pesca. “Percebemos um aumento na apreensão de materiais utilizados por pessoas que estão armando seus materiais ao entardecer para serem retirados na madrugada, uma tentativa de burlar a fiscalização. Vamos trabalhar para eliminar essa prática com fiscalização periódica em toda região”, afirmou o chefe regional do IAP em Cianorte, Antonio Carlos Cavalheiro Moreto.

Além dos materiais apreendidos, também foram feitas abordagens a outras embarcações que estavam nos rios para orientar quanto à legislação de pesca em época de Piracema.

PENALIDADE
A pessoa que for flagrada pescando em desacordo com as restrições determinadas pela portaria será enquadrada na lei de crimes ambientais. A multa é de cerca de R$ 700 por pescador e mais de R$ 20 por quilo de pescado. Além disso, os materiais de pesca, como varas, redes e embarcações, podem ser apreendidos pelos fiscais.

IAP-PR

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato