Últimas Notícias

Lago de Furnas eleva três metros com chuvas de novembro em MG

Lago de Furnas antes das chuvas de novembro 2015 2A chuva que atingiu o Sul de Minas em novembro ajudou a melhorar a situa√ß√£o dos rios que des√°guam no Lago de Furnas. O n√≠vel da represa subiu tr√™s metros em rela√ß√£o a novembro do ano passado, cen√°rio que j√° traz esperan√ßa a produtores, pescadores e donos de pousadas que sofreram com a estiagem dos √ļltimos anos.

No √ļltimo m√™s, o n√≠vel do Rio Sapuca√≠ tem se mantido em quase dois metros. A recupera√ß√£o fica bem evidente na regi√£o conhecida como Vale das Pedras, no munic√≠pio de Paragua√ßu. Com a seca, as pedras do rio eram cen√°rio constante na pousada do empres√°rio Rog√©rio Salles.

Este ano, o rio j√° tomou “de volta” o cen√°rio e o empres√°rio j√° comemora a volta dos clientes para a pousada. ‚ÄúAumenta o peixe, aumenta a pesca, e n√£o s√≥ minha parte aqui de turismo, mas eu acho que toda a regi√£o √© beneficiada por essas √°guas que caem do c√©u.‚ÄĚ

Recuperação
No limite entre os munic√≠pios de Alfenas e Campos Gerais, a antiga ponte que ligava as cidades estava quase toda exposta com a seca. Agora falta pouco pra ela voltar a ficar encoberta. No local, o Rio Verde j√° se incorporou ao Rio Sapuca√≠, e mais abaixo, o Rio Grande se junta aos dois. Juntos, eles j√° fizeram o n√≠vel de Furnas subir cerca de tr√™s metros, ou seja, mais de 10% do volume √ļtil da represa.

Atualmente esse volume, que pode ser usado na geração de energia, já está na casa dos 22%. A recuperação se deve à chuva do mês de novembro, que foi acima do esperado para o mês. Segundo o Instituto Somar de Meteorologia, só no mês de novembro a média no Sul de Minas foi de 260 milímetros de precipitação, bem acima dos 177 milímetros registrados no mesmo período do ano passado.

Esperança
Mas segundo o presidente do Comit√™ da Bacia Hidrogr√°fica de Furnas, ainda √© preciso muita chuva para que o lago volte ao n√≠vel ideal. ‚ÄúDos √ļltimos quatro anos, esse √© o pior momento. Ent√£o isso deixa um pouco de apreens√£o em todos os investidores aqui da regi√£o. N√£o d√° pra se fazer um planejamento pra 2016 ainda‚ÄĚ, afirma Fausto Costa.

Portal G1 – Globo.com


Loja Roupas de Pesca


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato