ICMBio apreende barco com quase 4 toneladas de pescado ilegal em reserva no AM – Portal Pesca Amadora Esportiva ICMBio apreende barco com quase 4 toneladas de pescado ilegal em reserva no AM | ICMBio apreende barco com quase 4 toneladas de pescado ilegal em reserva no AM – Portal Pesca Amadora Esportiva

ICMBio apreende barco com quase 4 toneladas de pescado ilegal em reserva no AM

ICMBio apreende barco com quase 4 toneladas de pescado ilegal em reserva no AMA Reserva Biológica (Rebio) do Abufari, unidade de conservação administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) no Amazonas, apreendeu um barco de pesca profissional contendo 3.650 quilos de peixes pescados provenientes da unidade de conservação (UC) e pescados durante o período de defeso.

A informação foi divulgada nessa sexta (22), mas ação de fiscalização foi realizada de 4 a 9 de janeiro, e contou com o apoio do 4º Comando do Interior da Polícia Militar do município de Lábrea (AM).

A operação tinha o objetivo de proibir e apreender o uso de redes conhecidas localmente por capa sacos, utilizadas para captura de quelônios. A equipe de fiscalização também monitorou o trânsito de embarcações na hidrovia do rio Purus, no interior da Rebio, visando impedir outros ilícitos ambientais, como pesca profissional, caça comercial e corte seletivo de madeira.

No dia 6, a equipe avistou a embarcação de pesca atracada em uma comunidade ribeirinha nas margens do Purus, no interior da reserva. Ao abordá-la, os fiscais encontraram diversas espécies de peixes que estavam proibidos por ser período de defeso.

Todos os porões foram verificados e o barco foi apreendido e levado para a cidade de Tapauá, onde o peixe foi pesado e doado para instituições de assistência social. Foram apreendidos 3.650 quilos de peixes, sendo a maioria pacu (Mylossoma spp.), aruanã (Osteoglossum bicirhossum), surubim (Pseudoplastystoma tigrinum) e caparari (Pseudoplastystoma fasciatum), proibidos pela Portaria Ibama nº 48/2007 e pela Resolução Ceman no 21/2015.

Esses ilícitos ambientais ameaçam a integridade da Rebio Abufari e do seu entorno, afetando a reprodução e migração das espécies de quelônios e peixes que utilizam o complexo lacustre durante o período de seca da região Norte.

Segundo o plano de manejo da UC a área é de extrema importância para a reprodução de espécies pesqueiras de valor econômico na calha do rio Purus, além de ser um berçário que exporta milhares de peixes para o entorno, cidades vizinhas e a capital Manaus.

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato