Pescadores denunciam mortandade de peixes abaixo da Hidrelétrica de Marimbondo-SP – Portal Pesca Amadora Esportiva Pescadores denunciam mortandade de peixes abaixo da Hidrelétrica de Marimbondo-SP | Pescadores denunciam mortandade de peixes abaixo da Hidrelétrica de Marimbondo-SP – Portal Pesca Amadora Esportiva

Pescadores denunciam mortandade de peixes abaixo da Hidrelétrica de Marimbondo-SP

Usina de Marimbondo no municipio de FronteiraPescadores que navegavam pelo Rio Grande próximo ao município de Orinduva-SP, registraram imagens de dezenas de pintados mortos na beira do rio.

O vídeo foi gravado entre os municípios de Paulo de Faria-SP e Orindiuva-SP em um trecho do rio grande a cerca de 40 km abaixo da barragem da Usina Hidrelétrica de Marimbondo e divulgado no dia 21 desse mês. Durante a gravação, o pescador comenta que já houve ocorrências de peixes mortos no passado e que a usina afirmou que tomaria providências para que o fato não voltasse a ocorrer.

Aparentemente, os peixes morreram após passarem pelos vertedouros da usina que não teria um dispositivo anti-cardume, o que impediria que os peixes passassem por ali.

Um caso parecido ocorreu em outubro do ano passado na Usina Teles Pires, durante testes das turbinas, várias piraíbas apareceram mortas abaixo da barragem, sendo que o fato se deu pela ausência de dispositivo anti-cardume, o que causou a morte dos animais que foram triturados.

Naquela ocasião, a usina foi notificada pelo Ministério Público Federal que exigiu que o sistema fosse implementado, o ibama também agiu e autuou a empresa aplicando uma multa no valor de R$ 800 mil reais.

No final da gravação, o pescador lamenta o fato de não conseguir praticar a pesca no rio pois além da depredação vinda da pesca ilegal, agora  existe o agravante da usina. O pescador ainda finaliza dizendo que não há uma fiscalização por parte do ibama no local, o que poderia ajudar a identificar e autuar a hidrelétrica pelo ocorrido.

ASSISTA O VÍDEO

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato