PF indicia Vale, presidente e diretores da Samarco por tragédia em Mariana – Portal Pesca Amadora Esportiva PF indicia Vale, presidente e diretores da Samarco por tragédia em Mariana | PF indicia Vale, presidente e diretores da Samarco por tragédia em Mariana – Portal Pesca Amadora Esportiva

PF indicia Vale, presidente e diretores da Samarco por tragédia em Mariana

Ricardo Vescovi - Presidente da SamarcoA Polícia Federal informou na tarde desta quarta-feira (13) que indiciou a Samarco, a Vale(dona da Samarco), a empresa VogBR – consultoria que emitiu o laudo que atestou a estabilidade da barragem de Fundão – e sete executivos e técnicos por crimes ambientais provocados pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana.

Segundo a corporação, entre os indiciados está o diretor-presidente da Samarco, Ricardo Vescovi. Também foram indiciados o coordenador de monitoramento das barragens, a gerente de geotecnia, o gerente geral de projetos e responsável técnico pela barragem de Fundão, o gerente geral de operações, o diretor de operações, e o engenheiro responsável pela declaração de estabilidade da barragem em 2015 da empresa que atestou a estabilidade das barragens.

A polícia especificou cargos, mas, não mencionou os nomes dos indiciados em nota enviada a imprensa. A corporação também não especificou a que crimes as empresas e os profissionais foram responsabilizados.

  • Biologo estima que onda de lama do Rio Doce atinja 10 Mil km de litoral no ES 2Em nota, a Samarco afirmou que não concorda com o indiciamento dos profissionais “porque até o presente momento não há uma conclusão pericial técnica das causas do acidente”.
  • A Vale disse que não vai comentar o indiciamento da empresa.
  • A VogBR a empresa informou que não foi comunicada oficialmente e que, por enquanto, não iria se pronunciar.

A Polícia Federal investiga crimes ambientais relacionados ao rompimento da barragem de Fundao, como a devastação do Rio Doce, que é um bem da união. A corporação informou que outros indiciamentos podem ocorrer durante a investigação.

A investigação sobre as mortes está sob responsabilidade da Polícia Civil de Minas Gerais.

Portal G1 – Globo.com

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato