Volume de água volta a subir no Rio São Francisco em Minas Gerais – Portal Pesca Amadora Esportiva Volume de água volta a subir no Rio São Francisco em Minas Gerais | Volume de água volta a subir no Rio São Francisco em Minas Gerais – Portal Pesca Amadora Esportiva

Volume de água volta a subir no Rio São Francisco em Minas Gerais

Rio Sao Francisco - Travessia da balsa entre Piumhi e Bambui na comparacao nov-2015 e jan-2016Com a estiagem que aconteceu nos últimos anos, diversos rios e represas em vários tem operado com um volume muito baixo de água, afetando o abastecimento, o turismo e a pesca estados brasileiro. Com o Rio São Francisco não foi diferente, em setembro de 2014, o diretor do Parque Nacional da Serra da Canastra em Minas Gerais, chegou a afirmar que uma das principais nascentes do Rio São Francisco havia secado por completo, porém, nesse ano o cenário que se encontra é totalmente diferente daquele apresentado em 2014.

Com as chuvas que vem caindo com frequência desde meados de Dezembro do ano passado, o Velho Chico vem retomando suas forças e novamente voltando ao seu nível, pelo menos nas regiões mais próximas a sua nascente, onde o reflexo da seca se destaca mais por ser um trecho de rio estreito em quase toda a sua extensão no estado.

Na região de Piumhi-MG, onde existe uma balsa que faz a travessia de veículos entre o município e a cidade de Bambui-MG, o rio já subiu cerca de 8 metros se comparado ao nível que se encontrava em novembro de 2015, nas cidades mais abaixo como Iguatama-MG e Luz-MG, esse reflexo de cheia também já é sentido, o que anima quem depende do rio para irrigação de lavouras, trato de animais, consumo próprio e a pesca.

A cheia também favorece a subida dos peixes, fazendo com que concluam o seu ciclo de piracema, já que estamos no período de defeso no estado que se iniciou no dia 01/11/2015 e vai até 29/02/2016. A piracema é o período natural de reprodução das espécies, e serve para conservação dos estoques pesqueiros.

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato